Comissões da OAB Piauí realizam Projeto que visa treinar profissionais para identificar marcas de relacionamento abusivo

  Data e Hora: 26/11/2019 13:11:59

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Apoio à Vítima de Violência e da Comissão da Mulher Advogada, realizou nesta segunda-feira (25), o Projeto “Não maquie essa verdade!”, que visa treinar maquiadoras, cabeleireiras, manicures e outras profissionais do setor para identificar marcas de relacionamento abusivo e violência doméstica em clientes, colegas de trabalho, e ajudar as mulheres a denunciarem. O evento aconteceu no Lylla Centro de Beleza e Estética.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, o número de casos de feminicídio em Teresina cresceu 50% em 2018 em comparação ao ano anterior. Ao todo, 25 mulheres foram assassinadas em todo o Estado por conta de sua posição como mulher em 2018.

“Seja você a vítima ou não, denuncie! O importante é que, quando observarmos que outra mulher está sendo vítima de violência, possamos dar voz a ela. Às vezes, essa mulher precisa de um encorajamento, um apoio, para que tome a iniciativa em começar a se libertar desse relacionamento abusivo. Outras vezes, falta não só coragem, mas também a capacidade de perceber que aquilo é uma violência", explanou a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin.

Segundo a Presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, Alba Valéria, o objetivo da Oficina de Direito “Não maquie essa verdade!” é a realização mensal para conscientizar a sociedade em lugares tão frequentados por meninas e mulheres, como clínicas e salões, sobre o combate ao problema no Piauí e no mundo.

“Um alerta que a própria sociedade ainda naturaliza é a questão dos relacionamentos tóxicos, abusivos e a violência doméstica. As discussões que dizem respeito aos direitos e deveres das mulheres, além da delicada questão da violência, não se esgotam apenas porque o Dia Internacional das Mulheres ou Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher já passaram”, explicou a Presidente da Comissão, Alba Valéria.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias