OAB Piauí participa de primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020

Data e Hora: 22/11/2019 08:11:20

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Relações Institucionais, participou da primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC) do município de Teresina, nesta quinta-feira (21), na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na capital piauiense.

O objetivo do primeiro encontro foi dar transparência aos processos envolvidos na operação censitária e buscar apoio para viabilizar o Censo. Durante a reunião, o membro da Comissão de Relações Institucionais da OAB Piauí, Omar Alvanez, destacou a importância de fortalecer as parcerias entre as organizações. “No que depender da OAB Piauí, estaremos sempre disponíveis para dar todo o suporte e ajuda entre as instituições”, afirma Alvanez.

Na ocasião, o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, apresentou toda a dinâmica de realização do Censo e enfatizou a importância dos dados obtidos para o setor público e também para o setor privado. Os participantes tiraram dúvidas e sugeriram ideias sobre como podem auxiliar o IBGE na logística e na divulgação do recenseamento.

As Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPACs) ocorrerão em todos os municípios brasileiros, num total de quatro, sendo duas reuniões antes do Censo, uma durante e outra após a coleta. Com a REPAC de Teresina, o Piauí contabiliza 223 municípios que já realizaram a primeira reunião. “O foco é justamente mobilizar os órgãos e as lideranças municipais, para que eles possam nos auxiliar de alguma forma, e também para mostrar o que estamos fazendo, para que o Censo ocorra de modo satisfatório”, ressalta o coordenador das REPACs no Piauí, André Freitas.

Representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), de secretarias municipais, da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e professores das universidades Federal e Estadual do Piauí também participaram da reunião.