OAB Piauí prestigia lançamento da Campanha pelo fim da violência contra a mulher

  Data e Hora: 20/11/2019 18:11:35

Na manhã desta quarta-feira (20), a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Alynne Patrício, integrou o lançamento oficial da Campanha 16 Dias de Ativismo – pelo fim da violência contra a mulher. A ação foi lançada pelo Governo do Estado do Piauí, no Palácio de Karnak, e se caracteriza como uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados na defesa da mulher.

Desde sua primeira edição, em 1991, a ação já teve a adesão de cerca de 160 países. No Piauí, o projeto é encabeçado pela Coordenadoria da Mulher, com o apoio de todos os órgãos estaduais.
Segundo a Vice-Presidente Alynne Patrício, “essa ação é de extrema relevância para a realidade do nosso País. Precisamos promover amplos diálogos sobre essa temática e, mais do isso, nos unir para combater os inúmeros tipos de violência contra a mulher. A OAB Piauí levanta ainda a bandeira dos 21 dias de ativismos, englobando o Dia da Consciência Negra, com o evento que inicia hoje em alusão à data, que debaterá a trajetória dos negros e de seus descendentes no Brasil. Nós, que somos brancas, nunca saberemos a dor que uma mulher negra passa, mas precisamos ser anti-racistas e abraçar essa causa”, ressaltou.

“Quando falamos em violência contra a mulher, não se trata apenas o espancamento e assassinato, mas quando se queimam um terreiro de uma mãe de santo e não deixam as mulheres ocuparem os espaços que lhes é de direito. Portanto, temos que ampliar esse conceito para poder enfrentar todos os tipos de repressões a nós mulheres. Hoje, também é dia para falar do preconceito racial. A cada cinco pessoas resgatadas dos trabalhos análogos ao escravo, quatro são negras. A memória escravocrata ainda está presente na nossa sociedade, o que é inadmissível”, destacou a governadora Regina Sousa.

A Coordenadora da Mulher, Zenaide Lustosa, explicou a dinâmica da Campanha. “A partir de amanhã (21), começaremos a visitar diversos municípios dialogando com a sociedade e realizando o trabalho de enfrentamento à violência. Serão ações simultâneas dos órgãos e estaremos juntos indo nos lugares onde de fato precisam de informação sobre o tema”, disse a coordenadora da Mulher, Zenaide Lustosa.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias