Comissão da OAB inicia elaboração de Cartilha em prol das Pessoas com Deficiência

Data e Hora: 20/11/2019 16:11:10

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, reuniu-se nessa terça-feira (19). Dentre as pautas foram discutidas a elaboração de uma Cartilha em defesa dos direito das pessoas com deficiência, a interiorização das ações da CDDPD e a realização do Seminário Acessibilidade de Ação, em Regeneração.

A Cartilha visa promover o respeito e inclusão, além de orientar sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Joaquim Santana, a cartilha tem o papel de dialogar com a sociedade e, em especial, com as famílias. “Ainda existe muito desconhecimento das famílias das pessoas com deficiências sobre os direitos e garantias legais e daí a iniciativa da Comissão ao criar a cartilha que busca orientar a família e a sociedade”, explicou.

Segundo o relator e membro da CDDPD, Manoel Andrade, a cartilha é um meio didático de fomentar esse relevante debate na sociedade. “A cartilha segue uma linha didática e bem objetiva para que qualquer pessoa possa entender o direito das pessoas com deficiência e os seus benefícios. A ideia central da cartilha é que ela seja bem clara para todos da comunidade”, ressaltou.

“A reunião foi muito proveitosa. Esa cartilha será um grande avanço, um projeto de cunho social que terá um grande alcance e vai ao encontro do anseio das pessoas com deficiência, inclusive, aquelas que estão no interior e não conhecem seus direitos e as saídas para exercer sua cidadania. Essa cartilha, com certeza, será instrumento de grande importância na vida dessas pessoas e de seus familiares, frisou o integrante da CDDPD e deficiente visual, Antenilton Marques.

Enaltecendo o trabalho da CDDPD, o estagiário da Comissão, Newton Oliveira, ressaltou a oportunidade de aprofundar o conhecimento. “Estamos com a prioridade de construir a cartilha, um material de grande importância na divulgação do trabalho dessa comissão. Percebo que aqui temos uma grande oportunidade de aprofundar bastante no conhecimento do direito das pessoas com deficiência” afirmou.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a nomeação da integrante da CDDPD, Beatriz de Sousa, pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, como Conselheira do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência (CONEDE). “Eu recebi com muita alegria essa nomeação, pois trabalho e amo essa causa, sinto-me honrada e grata com a oportunidade de ser a voz de defesa da pessoa com deficiência”, destacou a advogada Beatriz de Sousa.

Ainda durante a reunião, os integrantes da comissão prestaram homenagens ao relembrarem a trajetória e a contribuição da advogada e integrante da Comissão, Renata Vérica, conhecida como Renatinha, que faleceu no último sábado (16).