Reunião trata sobre reedição de livro sobre Esperança Garcia

Data e Hora: 18/09/2019 18:09:53

Nesta quarta-feira (18), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, recebeu a visita da Professora Doutora, pesquisadora e também advogada, Sueli Sousa. Na oportunidade, estiveram em pauta a reedição de um livro sobre a Esperança Garcia e o incentivo às pesquisas sobre o racismo e escravidão negra no Brasil.

Segundo a professora Suelli, após homenagens realizadas à Esperança Garcia pela Escola de Samba Mangueira no Carnaval 2019, a demanda pelo livro “Dossiê Esperança Garcia” cresceu e, a partir de então, há um projeto para a criação de um e-book e reedição do livro.

“A Esperança Garcia é um símbolo de resistência do povo negro que se destaca por sua coragem em ter denunciado os maus tratos sofridos por ela. Há uma grande demanda pelo livro após as homenagens do Carnaval do Rio e pensamos em fazer o livro digital para ser acessado com mais facilidade. Também pretendemos lançar uma reedição do livro impresso que já está quase esgotado. Contamos com o apoio da OAB nessa caminhada”, pontuou.

Para o Presidente da OAB, Celso Barros Coelho Neto, a reunião foi relevante para fomentar a pesquisa sobre o racismo e escravidão negra. “Nós discutimos o apoio da OAB na realização de nova edição do livro sobre Esperança Garcia, uma mulher que é referência histórica e moral da luta contra a escravidão. Também falamos sobre o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas sobre o racismo e escravidão negra”, declarou.

A história de Esperança Garcia

Esperança Garcia foi uma mulher escravizada que viveu na região de Oeiras, na fazenda de Algodões, cerca de 300 km de Teresina. Sua história se destaca por se levantar contra os maus tratos sofridos por ela, suas companheiras e filhos, por meio de uma carta ao governador da Capitania de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro. A petição é datada de 06 de setembro de 1770.

A escrava ganhou título simbólico de primeira mulher advogada do Piauí, em 2017,  por iniciativa da OAB Piauí.