OAB Piauí participa da solenidade de implantação da placa padrão Mercosul no Piauí

  Data e Hora: 03/09/2019 17:09:02

Nesta terça-feira (3), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio do Presidente da Comissão de Direito de Trânsito, Carlos Terto, participou da solenidade de implantação da placa de identificação de veículos com padrão Mercosul no Piauí. A cerimônia ocorreu no Palácio de Karnak e contou com a presença do Governador, Wellington Dias, além de autoridades do Poder Público e da sociedade civil. 

O modelo de placa Mercosul, idealizado em 2010, foi aprovado para unificar os modelos de placas dos quatro países pertencentes ao bloco: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e posteriormente, a Venezuela. O Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB Piauí, Carlos Terto, destacou que o novo modelo proporcionará mais segurança.

“A ideia da criação deste modelo de placa tem como objetivo facilitar a circulação e a segurança viária entre os países do bloco, assim como assegurar a existência de um banco de dados conjunto. Além disso, também moderniza todo o sistema e promete trazer mais segurança”, destacou.

O Piauí passa a seguir a legislação nacional e para o diretor do Detran, Arão Lobão, a nova placa é um avanço e passará a ser usada em todos os tipos de veículos desde motocicletas até caminhões de grande porte.

"A implantação vai trazer mais segurança e mais agilidade na fiscalização, através da inclusão de mudanças alfanuméricas e itens de segurança como a possibilidade de fiscalização, por meio do armazenamento de dados desse veículo. A clonagem é uma situação que o país enfrenta hoje e vamos ter um avanço no combate", disse.

Durante a cerimônia, o governador Wellington Dias parabenizou a todos por colocar em prática a implantação deste novo modelo de placa que impedirá, por exemplo, a clonagem das placas e aumentará a segurança. “É muito importante que o Piauí se adeque a essa nova realidade. Parabenizo a todos pelo trabalho feito. Damos um passo para a unificação e teremos toda uma sistemática de implantação", afirmou.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias