Vice-Presidente da OAB Piauí participa de entrega do título de Cidadã Piauiense à Maria da Penha

Data e Hora: 02/09/2019 13:09:36

Na última quinta-feira (29), a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Alynne Patrício, participou da Sessão Solene para a entrega do título de Cidadania Piauiense à farmacêutica Maria da Penha, conhecida por ter dado nome à Lei Maria da Penha, de proteção às mulheres em situação de violência. A solenidade foi prestigiada pela Vice-Governadora, Regina Sousa; pelo Presidente da Alepi, Themístocles Filho; pelo Prefeito de Teresina, Firmino Filho; e por representantes de órgãos públicos e sindicatos.

A proposição para o título foi da Deputada Lucy Soares, que em sua fala destacou a necessidade de fortalecer a rede de proteção às mulheres. “Nossa luta como mulher é sem fim. É preciso fortalecer a rede, já que constatamos que muitos serviços de proteção às mulheres que visitamos deixam a desejar”, disse, destacando que a homenageada é uma “mulher forte e guerreira”.

A homenageada ressaltou a importância da lei Maria da Penha. “A violência doméstica começa aos poucos e depois vai ficando mais grave. É importante que essa consciência e atendimento à mulher seja possível, tanto nas capitais como no interior, onde são muitos os casos de violência.  A lei é uma carta de alforria para as mulheres”, afirmou Maria da Penha.

Para a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, “o recebimento desse título e a vinda da Maria da Penha para o Piauí são coisas muito simbólicas por tudo que ela representa na luta contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. Após a Maria da Penha ter levantado sua voz, várias mulheres se sentem acolhidas para fazer uma denúncia de violência doméstica. A lei está completando 13 anos. Sabemos que ainda existem muitos entraves, mas é um avanço, já que é uma das legislações mais modernas do mundo em relação a violência doméstica”, explica.

Alynne Patrício falou ainda da vigilância da Ordem dos Advogados do Brasil com relação à violência contra a mulher.  “A OAB nacional tem sido muito sensível à matéria. Aprovamos uma súmula esse ano que impede que qualquer agressor contra a mulher retire a sua carteira de advogado, pois ao cometer este ato é considerado indigno de exercer a profissão. Isso foi uma grande vitória para nós. A OAB está vigilante e continuará encampando essa luta”, garante.