Reflexões sobre a Advocacia na atualidade encerram o XIII CIDEJUR

Data e Hora: 30/08/2019 21:08:18

O XIII Ciclo de Debates Jurídicos do Piauí (CIDEJUR) teve suas atividades encerradas na noite desta sexta-feira (30), após dois de debates sobre temas relevantes do mundo jurídico. O evento aconteceu no Auditório da OAB Piauí, onde centenas de advogadas e advogados acompanharam as temáticas de cinco painéis e duas conferências, abordadas por profissionais de renome local e nacional.

“O sentimento é de dever cumprido. Poder resgatar um evento tão importante para a comunidade jurídica do nosso Estado, após 15 anos da sua última realização, demonstra a nossa preocupação em proporcionar a troca de conhecimentos necessários para o aprimoramento do aprendizado dos operadores do Direito. Ao longo de dois dias, contamos com as participações de profissionais que compartilharam suas experiências profissionais e de vida, abordando assuntos que facilitaram a compreensão do Direito na prática”, reforçou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Dando início aos debates do segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de compreender os “Desafios para a Advocacia em Tempos de Crise”, tema da Conferência proferida pelo Vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz.

“Vejo com muita preocupação as dificuldades que nós todos vivemos, mas também com a esperança de que, com muito trabalho e com muita coragem, nós haveremos de vencer os desafios”, destacou o conferencista, Luiz Viana.

A mesa da Conferência foi composta pela Vice-presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício; pelo Presidente da Comissão das Prerrogativas do Advogados da OAB Piauí, Marcus Nogueira; e pelo ex-Presidente e Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí, Sigifroi Moreno Filho.

Em seguida, a programação do CIDEJUR contou com a realização Painel “5 Anos de Vigência do CPC – As Medidas Processuais Atípicas como Instrumentos de Efetivação da Justiça”.

O Painel teve como palestrantes o Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia do Piauí, Aurélio Lobão e o membro da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO), Claudio Rêgo.

O Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras, Oton Torres; a Conselheira Seccional da OAB Piauí Fernanda Amaral; e o Presidente da Comissão de Assistência Judiciária da OAB Piauí, François Barros integram a mesa do Painel.

O Painel intitulado “Diálogos sobre a Advocacia” encerrou o Ciclo, com as explanações abordadas pelo Ex-Presidente da OAB Nacional e Presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do CFOAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, e pelo Secretário-Geral da OAB Nacional e Conselheiro Federal OAB Amazonas, José Alberto Simonetti.

Marcus Vinícius Furtado Coelho elogiou a iniciativa da Seccional Piauí em resgatar o CIDEJUR e oportunizar amplos debates aos operadores do Direito. “O Estado, que é conhecido nacionalmente pela qualidade da educação e pela capacidade dos seus advogados, não poderia deixar de contar com um ciclo de palestras tão importante como o CIDEJUR. O evento, que veio junto com a realização do SALAP, foi exitoso”, disse.

“Parabenizo o Presidente Celso Barros Neto que, juntamente com a sua diretoria, retoma esse evento importantíssimo para a sociedade jurídica do Piauí”, elogiou o Secretário-Geral da OAB Nacional, José Simonetti.

A mesa teve como integrantes o Conselheiro Federal da OAB, Shaymon Emanuel Rodrigues; o Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda; e o membro da Comissão do Jovem Advogado Mateus Gonçalves Lima.

O Ciclo reuniu ainda a diretoria da OAB Piauí, da ESA Piauí, CAAPI, Conselheiros Federais, Seccionais, representantes das Comissões Temáticas, Membros Honorários Vitalícios, magistrados, defensores públicos e estudantes de Direito.