Caravana das Prerrogativas encerra ação na Comarca de Picos

Data e Hora: 30/08/2019 14:08:22

Finalizando a Caravana das Prerrogativas no Piauí, a Comitiva da OAB percorreu a Comarca de Picos, na manhã dessa quinta-feira (29). Juizado Especial Cível e Criminal, Vara do Trabalho e Justiça Federal foram os órgãos visitados pela Caravana, onde magistrados e servidores ouviram os pleitos da Advocacia Picoense e reconheceram a importância do respeito às prerrogativas profissionais dos advogados e advogadas. Na oportunidade, os representantes do Sistema OAB entregaram as Cartilhas Profissionais da Advocacia e da Mulher Advogada.

O Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alexandre Ogusuku, ressaltou a importância do respeito às prerrogativas das advogadas e dos advogados, ao tempo em que destacou o valor da boa relação entre a classe advocatícia. “A Caravana é o símbolo que marca a união das subseções, seccionais e do Conselho Federal. Por isso, estamos aqui para exercer a Democracia e defender as Prerrogativas da Advocacia. Parabéns a todos pelo trabalho. Foi uma honra estar aqui em Picos”, frisou.

Ressaltando o respeito mútuo entre a classe e os magistrados, o Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB Piauí, Marcus Nogueira, exaltou o importante trabalho feito pela Caravana. “O advogado, quando ingressa na Justiça, é justamente para defender o direito do cidadão, então, as nossas prerrogativas devem ser respeitadas. Por isso, acredito que vai melhorar bastante o nosso relacionamento com as autoridades aqui do Estado depois dessa visita da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia”, acentuou.

Para a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, a visita foi bastante produtiva, pois foram visitados todos os órgãos do Poder Judiciário. “Com a Caravana, nós colhemos informações que vão subsidiar melhor a defesa das prerrogativas da advocacia, especificamente aqui na região de Picos”, disse.

A Procuradora Adjunta das prerrogativas do CFOAB, Adriane Magalhães, destacou os avanços alcançados pela Caravana no decorrer da ação. “A pauta foi muito produtiva. Estamos conseguindo grandes avanços como, por exemplo, estacionamento para a mulher advogada nos fóruns e nas varas que precisam de atendimentos. Fica aqui nosso agradecimento a todos os colegas que estão nos acompanhado na Caravana. Estamos firmes na defesa das prerrogativas para zelar pelos direitos dos cidadãos”, explicou Adriane Magalhães.

Na Justiça Federal, a Caravana se reuniu com a juíza substituta Jerusa de Oliveira. Ela agradeceu a visita da comitiva e se colocou à disposição para analisar os pleitos apresentados pelos representantes da OAB quanto aos procedimentos de perícias médicas.

Agradecendo a visita da OAB e da Caravana, o juiz Titular do JECC, Adelmar Martins, pontuou o respeito às prerrogativas dos advogados. “Eu considero extremamente proveitosa essa iniciativa da OAB no sentido de divulgar esse trabalho perante todas as comarcas, principalmente aquelas mais distantes”, explicou.

Durante a visita da Caravana, o Juiz substituto da Vara do Trabalho, Luiz Fortes, salientou a importância da ação na região. “Nós recebemos a OAB de braços abertos, já que essa inciativa é uma forma de conhecermos as necessidades dos profissionais que estão diariamente trabalhando ao nosso lado”, expôs.

Também integraram a Comitiva da OAB o Vice-presidente da Subseção da OAB de Picos, David Benevides; a Conselheira Federal da OAB Andreia Aragão; a Conselheira Seccional da OAB Piauí Shardenha Vasconcelos; os membros da Comissão Estadual de Prerrogativas João Victor (Secretário), Rômulo Martins e Luís Alberto, além dos demais advogados e advogadas que militam na região.