Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada ministra palestra na OAB Piauí

Data e Hora: 28/08/2019 16:08:41

Na tarde dessa terça-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou uma Reunião Aberta com a participação da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, que falou sobre as Prerrogativas da Mulher Advogada. A atividade faz parte da Caravana Nacional das Prerrogativas que permanecerá no Piauí até quinta-feira (29) nas cidades de São Raimundo Nonato e Picos.

O Piauí é a terceira Seccional que recebe a visita da Caravana Nacional das Prerrogativas e a primeira Seccional do Nordeste a ser apresentada a cartilha da Prerrogativas da Mulher Advogada. Para Daniela Borges, falar sobre as prerrogativas da mulher advogada é importante porque as condições de exercer a Advocacia não são as mesmas para homens e mulheres.

“Temos desafios por sermos mulheres e precisamos entender quais são esses desafios. É preciso pensar a construção de uma sociedade mais igual, não no sentido de suprimir as diferenças, mas respeitando e incluindo as diferenças de maneira que todos possam gozar dos mesmos direitos, mesmas oportunidades e com a liberdade de sermos o que quisermos e de estarmos onde quisermos. No dia em que tivermos isso, não precisaremos mais falar sobre essa temática. Esse será um mundo ideal”, explica.

A Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, afirma que as mulheres precisam ser conhecedoras de suas prerrogativas. “É com imensa alegria que a nossa sala do Conselho Seccional está tomada por mulheres poderosas. Conhecer nossas prerrogativas nos tornará multiplicadoras e é isso que precisamos fazer: transmitir esses conhecimentos a outras mulheres que não conhecem os seus Direitos”, afirma.

Durante o evento, a Procuradora de Prerrogativas da OAB Piauí, Adélia Dantas, agradeceu a presença das advogadas e advogados e ressaltou o trabalho que a OAB Piauí vem desenvolvendo na discussão sobre ao Direito da mulher advogada. “Nos quadros da Ordem temos mulheres desde o jurídico que é integralmente composto por mulheres, no TED, Ouvidoria e nas prerrogativas, por exemplo. Acredito que a importância desse espaço é para nos fortalecermos. Não podemos ficar apenas nos discursos, precisamos ir ao embate e na defesa das nossas prerrogativas na prática, no dia a dia”, esclarece.

Alertando sobre a importância da denúncia, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Dalva Fernandes, destacou: “Vemos muitos relatos informais nos grupos dos whattsapp, porém, é preciso formalizar, pois somente oficializando teremos as estatísticas que geram estudos e avanços”, conta.
Estiveram presentes, além da diretoria local, Conselheiras Federais e Seccionais, Presidentes e membros das Comissões Temáticas da OAB Piauí.