Concurso Público da Policia Civil é homologado após atuação da OAB Piauí

Data e Hora: 23/08/2019 16:08:04

O concurso Público da Policia Civil 2018 teve o resultado homologado na última terça-feira (20), ao ser publicado no Diário Oficial do Estado. A conquista foi possível graças à atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, que promoveu amplos diálogos, por meio de Audiências Públicas e conversas junto às autoridades competentes.

Com a decisão, homologada pelo secretário estadual de Administração e Previdência, Merlong Solano, juntamente com o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, Serão chamados para o Curso de Formação 51 candidatos para o cargo de delegado, 257 agentes e 58 peritos.

“A OAB Piauí, como Instituição que zela pela defesa e garantias constitucionais sempre se preocupou com a situação relatada pelos aprovados no concurso público e com a realidade da nossa segurança pública. Com a homologação do concurso e, consequentemente, com a nomeação dos aprovados, a Segurança Pública do Estado do Piauí aumentará a sua efetividade”, frisou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Para a Vice-Presidente da OAB, Alynne Patrício, a homologação é o reflexo da seriedade e do compromisso da OAB em defender os direitos constitucionais dos cidadãos. “A OAB sempre esteve aberta aos diálogos para encontrar a melhor solução para esse cenário. Além disso, promovemos, juntamente com a Comissão de Segurança Pública, uma audiência pública para debatermos a importância do fortalecimento da segurança no Piauí. Com o aumento do número de servidores e, consequentemente, maior efetivação, levará uma maior demanda para a advocacia piauiense”, reforçou a Vice-presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício.

“A OAB Piauí foi muito importante em nossa causa. Nós sabemos a força e a representatividade que a Ordem dos Advogados possui. Por isso buscamos apoio junto ao Presidente, Celso Barros Neto e a Vice-Presidente, Alynne Patrício e com certeza a audiência foi uma oportunidade para nós estarmos discutindo não só sobre a questão do nosso concurso, mas também da Segurança Pública do Estado”, afirmou Luís Brito aprovado no concurso da Policia Civil 2018.

O concurso aconteceu em 2018 e desde a publicação do resultado final os candidatos aguardavam apenas a homologação. Em julho deste ano a OAB Piauí, por meio da Comissão de Segurança Pública e Direito Penal (CSPDP), realizou uma Audiência Pública para tratar sobre a convocação dos aprovados no Concurso da Polícia Civil do Estado do Piauí, no qual a Comissão dos aprovados buscaram, junto aos membros da OAB, apoio no que se refere a homologação do concurso. Debateram ainda, sobre o PLC 02/19 e as condições em que se encontra a Polícia Civil do Piauí.

Concurso

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação. Mais de 21 mil pessoas se inscreveram para participar do certame, que foi realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí.