OAB Piauí sediará o Simpósio “Da Escravidão à Contemporaneidade: Reflexões sobre a Trajetória dos Negros e de seus Descendentes no Brasil”

Data e Hora: 15/08/2019 17:08:48

A Seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CVENB), promoverá o I Simpósio “Da Escravidão à Contemporaneidade: Reflexões sobre a Trajetória dos Negros e de seus Descendentes no Brasil”, que acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro. O evento integra o calendário de ações da CVENB e foi idealizado pelo membro consultor da Comissão, o historiador Rodrigo Caetano Silva.

“O evento traz à tona uma temática de grande importância social para a comunidade. Durante as palestras e conferências discutiremos a escravidão levando em consideração seus trezentos anos, assim como destacaremos os diversos grupos étnicos que foram trazidas para o Brasil, destacando como seus descendentes formam uma base da constituição desta nação”, explicou, o Presidente da CVENB, Edilson Sepúlveda.

Dentro da programação será realizado palestras, debates, apresentação de pesquisas e conferências, nas quais serão debatidas as múltiplas trajetórias de relações e resistências dos escravos e de seus descendentes. O evento reunirá ainda, profissionais e pesquisadores de renome nacional, a exemplo do professor titular da Universidade Federal do Pará – UFPA, José Maia Bezerra Neto e o professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Eduardo França Paiva.

Além da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB Piauí, o Simpósio conta com o apoio do Instituto dos Advogados Piauienses e do Programa de Pós-graduação em História do Brasil da UFPI.