OAB Piauí sedia 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Data e Hora: 09/08/2019 15:08:57

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, compôs a mesa de honra durante a solenidade de abertura da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Piauí. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI) e aconteceu nessa quinta-feira (08), na sede da OAB Piauí, tendo fim na sexta-feira (09).

O objetivo do evento foi debater os principais desafios e encaminhar propostas a serem incluídas no planejamento das políticas públicas estaduais e nacionais que irão garantir os direitos da pessoa idosa. “A Conferência é o principal instrumento de busca pela concretização do exercício de cidadania plena pelo idoso. Por isso, a OAB Piauí abre as suas portas para acolher instituições que lutam pela liberdade, pelo respeito e pela dignidade, principalmente quando se trata dos mais vulneráveis”, explanou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

A ideia da Conferência foi proporcionar espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivos em torno das propostas e estratégias que apontam as diretrizes para as várias políticas setoriais, na qual representantes do governo, sociedade civil e organizada decidem as prioridades para as políticas públicas que refletem o envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.

“Debatemos propostas de melhoria tanto em políticas públicas como em todos os setores com relação a pessoa idosa, visando sempre melhorar a qualidade de vida e os direitos do idoso. A partir das pautas debatidas levamos propostas que são votadas aqui na Conferência Estadual para a Conferência Nacional em Brasília”, explicou a Presidente da Comissão, Jória Batista, que também procedeu a leitura do Regimento da Conferência.

Durante o evento ocorreu a assinatura do decreto do passe livre intermunicipal para idosos carentes a partir dos 60 anos e que irá promover a inclusão social e uma maior mobilidade para aqueles que já contribuíram com o Piauí.

Também participaram do evento o secretário da SASC, Zé Santana; juntamente com a governadora em exercício Regina Sousa; o secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira; a presidente da FETAG, Elisângela Moura; a presidente do CEDIPI, Maria da Cruz; dentre outras lideranças.