OAB Piauí participa de reunião para debater plano de ação para o enfrentamento à violência no trânsito

Data e Hora: 08/08/2019 10:08:13

Nessa quarta-feira (07), o Presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos advogados do Brasil, Seccional Piauí, Carlos Terto, participou da reunião com a governadora em exercício, Regina Sousa e os representantes do Programa Vida no Trânsito coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde. O objetivo do encontro foi discutir um plano de ação para o enfrentamento da violência no trânsito no Piauí.

“Na ocasião, chamei atenção no sentido de que os órgãos alimentem os seus sistemas quanto ao número de acidentes ocorrido nas estradas do estado do Piauí, o motivo do acidente, a quantidade de vítimas, se o resultado do acidente foi ocasionado por imprudência do condutor ou má preservação da malha viária ou ausência de sinalização. Diante dos números levantados pelos órgãos de trânsito detectaríamos melhor o que causou o sinistro e como soluciona-lo. Portanto, os órgãos devem estar vigilantes quanto as estatísticas de trânsito”, destacou o Presidente da Comissão, Carlos Terto.

Para a Governadora em exercício, Regina Sousa a proposta é trabalhar juntos, apoiando o governo e os diversos órgãos que atuam com o tema para desenvolver um plano contundente que mude a realidade epidemiológica relacionada aos traumas de trânsito no estado.

“A maioria das vítimas são jovens e a prevenção é importante para salvar essas vidas e até mesmo em prol da economia, pois a despesa com aqueles que ficam com sequelas é muito alta. Vamos criar um grupo de trabalho e incluir outros órgãos na discussão. Precisamos unificar esse trabalho para traçar as metas e dentro de um ano já obter resultados concretos de mudanças nesses índices”, abordou Regina Sousa.

De acordo com a coordenadora da Organização Pan-Americana de Saúde, Vera Lídia, a intenção é discutir o que, como e quais cidades poderão desenvolver ações semelhantes ao que Teresina desenvolveu, conseguindo estabilizar e reduzir o quadro de mortalidade por trauma de trânsito ao longo dos anos. “O fato de o governo assumir a frente desse processo, certamente dá uma legitimidade muito maior para o programa e, inclusive, o compromisso de todos os setores envolvidos. O objetivo final é a redução dos índices de mortes e lesões decorrentes do trânsito no Piauí”, pontuou Lídia.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran e Polícia Militar do Piauí (PM-PI).