OAB Piauí e SEMCASPI assinam termo de Cooperação

Data e Hora: 06/08/2019 11:08:01

Nessa segunda-feira (05), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) assinaram um Termo de Cooperação. Com a assinatura do Termo, as advogadas e os advogados passam a ser atendidos de forma prioritária na secretaria, onde poderão ter acesso a Folha Resumo e as informações contidas no Cadastro Único referentes aos Benefícios Assistenciais. Medida que vale também para estagiários que estejam habilitados na Procuração e regularmente inscritos no quadro da Ordem. A assinatura do Termo torna a cidade de Teresina a primeira do Brasil a ter um Termo de cooperação nesses moldes.

O Termo foi assinado pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, pelo Secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira, e pela Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Raylena Alencar.

Durante a abertura da solenidade o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou a importância do evento e parabenizou a Comissão pela iniciativa.

"A assinatura desse Termo é o reflexo da nossa preocupação e zelo com os anseios da advocacia previdenciária piauiense, por sabermos da relevância das lutas que são encampadas pelas advogadas e advogados que militam nesta seara do Direito. Estamos felizes em poder, por meio de uma parceria importante com a SEMCASP, efetivar mais essa missão institucional em prol da nossa classe. Além disso, parabenizo ainda a atuação da Comissão de Direito Previdenciário por promover, diariamente, ações que visam o fortalecimento da classe previdenciária do nosso Estado", pontua o Presidente.

“Essa conquista é a realização de um sonho porque nós, advogadas e advogados, somos o braço da sociedade mais fragilizada e que não tem condições financeiras. Então, eu queria agradecer a SEMCASPI que não mediu esforços para ajudar a classe advocacia e a sociedade”, explicou a Secretária-geral Adjunta da OAB Piauí, Nara Leticia.

De acordo com a Presidente da Comissão, Raylena Alencar, o Termo visa beneficiar tanto a classe advocatícia quanto a população em geral. “O que me deixa mais feliz é saber que o Termo de Cooperação não é uma realização somente para a classe advocatícia, mas principalmente para a população menos favorecida, porque antes de sermos advogadas e advogados nós somos defensores sociais e temos como função primordial a defesa dos direitos do cidadão e também das prerrogativas”, afirma.

“Mais uma vez estamos aqui na casa da cidadania para firmar um passo muito importante na participação da vida comunitária do nosso País e como secretaria de assistência, principalmente ligada a pessoas com vulnerabilidade social, estamos aqui para fornecer todo apoio necessário nesse importante passo que foi dado hoje”, afirma o Secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira.

Também estiveram presentes a Conselheira da OAB Piauí, Maryelli Barros; o Diretor-Geral da ESA Piauí, Aurélio Lobão; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes; a Presidente da Comissão de Promoção da Cidadania, Justina Vale, a Assistente Social, Heloisa Marilac; a Assessora Técnica Especializada, Lorena Corrêa; a Jurista da SEMCASPI, Ivanara Rodrigues e Membros das Comissões Temáticas da OAB Piauí.