I Simpósio sobre os novos desafios dos Direitos Humanos em relação à tortura é realizado com sucesso de público

  Data e Hora: 27/06/2019 17:06:47

Na noite dessa quarta-feira (26), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Piauí, promoveu o I Simpósio sobre os novos desafios dos Direitos Humanos em Relação à Tortura. O evento aconteceu no Auditório da ESA Piauí e teve como palestrantes, Gabriela Freitas, Wesley de Carvalho Viana e Esther Castelo Branco.

Abrindo o evento, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou a iniciativa e destacou a importância do tema para o cenário atual. “Nós estamos vivendo uma ditadura legislativa, na qual infelizmente interfere no perfil da sociedade, então um evento como esse é de extrema importância para a construção de uma civilização mais justa. A OAB, como casa da cidadania, trabalha cada vez mais para garantir uma sociedade menos desigual, uma nação em que as pessoas se respeitem e que não haja divisões”, declarou.

“A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Piauí está sempre trabalhando em benefício da sociedade, com isso o I simpósio vem permitir a difusão e a troca de conhecimento, junto aos estudantes e a sociedade civil”, Destacou a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Conceição Carcará.

Iniciando os debates, Gabriela Freitas trouxe explanações a respeito dos desafios dos direitos humanos em relação à tortura, especificamente, no Brasil. “O dia 26 de junho é o dia internacional de apoio as vítimas de tortura, no qual foi criado pela ONU em homenagem a assinatura da convenção contra a tortura e outros tratamento cruéis, desumanos ou degradantes.  Infelizmente, até hoje, a gente continua tendo muitos desafios no combate a tortura, inclusive, no Brasil”, explicou.

O membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Wesley de Carvalho Viana, palestrou sobre a abordagem policial, no qual explicou dois casos ocorridos em Teresina.

Quem também palestrou, foi a professora Esther Castelo Branco que falou sobre a necessidade de um trabalho de combate de toda a sociedade contra a tortura. “Os direitos humanos não são apenas dados, eles são construídos, ou seja, nós construímos a nossa civilização, a nossa liberdade. Nós precisamos combater a tortura, buscando estimular a sociedade para compor a rede de prevenção e combate à tortura”, finalizou a professora.

Estiveram presentes no Simpósio, a Diretoria da OAB Piauí, membros das comissões temáticas, advogados(as) e estudantes de Direito.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias