OAB Piauí promove a abertura do II Colégio de Presidentes das Subseções da OAB nesta quarta (26)

  Data e Hora: 27/06/2019 09:06:37

Na tarde desta quarta-feira (26), os presidentes das Subseções da OAB do Piauí estiveram reunidos no primeiro dia do II Colégio de Presidentes das Subseções. O evento foi conduzido pelo Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto, e contou com a presença dos diretores Alynne Patrício (Vice-Presidente), Leonardo Airton (Secretário-Geral), Nara Letícia Couto (Secretária-Geral Adjunta), do Einstein Sepúlveda (Diretor-Tesoureiro), do Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí, Sigifroi Moreno; do Secretário-Geral da CAAPI, Ian Samitrius; do Diretor-Geral da ESA-Piauí, Aurélio Lobão e do Presidente da Comissão das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira.

O Presidente Celso Barros Neto ressaltou a importância do evento que objetivou ouvir os anseios da advocacia que milita no interior no Estado. “Estamos no segundo Colégio de Presidentes promovendo mais interação e união da nossa classe. Aqui temos a oportunidade de debater pautas pertinentes da nossa profissão, sobretudo de ouvir a realidade de cada região do nosso Estado. É por meio desse colegiado que podemos estreitar os laços e fortalecer a classe para que possamos enfrentar os entraves do dia a dia da nossa profissão”, declarou o Presidente Celso Barros Neto.

O Colégio ouviu os anseios dos presidentes e representantes das Subseções de Norte a Sul do Estado. Presentes Ângelo Filho (Tesoureiro - Água Branca), Carlos Augusto de Oliveira Medeiros Júnior (Presidente - Barras), Douglas Franco Torres de Oliveira (Presidente - Bom Jesus), Miriam Noleto Xavier de Oliveira (Presidente -Floriano), Adriano Dantas de Oliveira (Presidente - Oeiras), Francisco Robson da Silva Aragão (Presidente - Parnaíba), Francisco Kleber Alves de Sousa (Presidente - Picos), Manoel Inácio Vieira de Sá (Piripiri), James Araújo Amorim (São Raimundo Nonato) e a Laionara Monteiro (Tesoureira - Uruçuí).

Prestigiando o evento, o Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí, Sigifroi Moreno Filho, parabenizou a iniciativa da Instituição, ao tempo em que destacou o valor da pauta para o sistema OAB. “É gratificante trabalhar e contribuir para o fortalecimento da advocacia. Por isso a importância desse evento que permite a troca de conhecimento e de realidades distintas entre as Subseções”, disse.

Apresentando as funcionalidades da CAAPI e dos benefícios ofertados à classe, o Secretário-Geral Ian Samitrius falou sobre a saúde mental dos advogados(as), se colocando à disposição para auxiliar os profissionais.

O primeiro dia teve como pautas a necessidade da interiorização da ESA-Piauí para promover a qualificação dos profissionais da classe advocatícia. O assunto foi abordado pelo Diretor-Geral da Escola, Aurélio Lobão, que também apresentou sobre as ações institucionais da ESA destacando o Projeto "Leitura Legal".

A ação foi lançada recentemente pela Instituição, em parceria com a Comissão de Direito Previdenciário e a Faculdade Estácio CEUT, e tem o objetivo de promover cidadania nos bairros a partir do estímulo à leitura e à informação jurídica.

Caravana das Ferramentas Digitais, ESA Itinerante, Pós-graduações no interior, além de cursos práticos da Advocacia também ganharam destaque na fala do Diretor Aurélio Lobão.

Em seguida, o Presidente da Comissão das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira fez uma apresentação sobre a atuação da Comissão em defesa dos profissionais da advocacia, sobretudo os procedimentos práticos que objetivam proteger e defender os direitos dos advogados e advogadas.

Canais de denúncia e comunicação com a Comissão, Cartilha das Prerrogativas, Salas de Estado Maior e como proceder diante de uma operação de busca e apreensão nos escritórios ou domicílios de advogados também foram alguns dos temas abordados pelo Presidente Marcus Nogueira.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias