OAB Piauí participa de Encontro em São Paulo

Data e Hora: 24/05/2019 19:05:15

O presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto; o Diretor Tesoureiro, Einstein Sepúlveda; o Diretor Geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí, Aurélio Lobão; Rafael Neiva, Membro da Comissão Nacional da Sociedade de Advogados; e os diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Andreia Araújo (Presidente) e Ian Samitrius (Secretário Geral) estiveram representando a advocacia piauiense em inúmeras atividades promovidas pelo Conselho Federal da OAB, na Seccional de São Paulo, durante o evento “OAB em Pauta”.

O evento está reunindo, ao longo de três dias de atividades (23 a 25 de maio), as diferentes estruturas do Sistema OAB para, conjuntamente, discutirem assuntos de interesse da classe. O Colégio de Presidentes de Secionais, o XLIII Encontro Nacional de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados, o XXVII Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia e Escolas Superiores de Advocacia e a LXVI Reunião do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados também integraram a programação do OAB em Pauta.

Durante a realização do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB, os 27 representantes debateram sobre os projetos em trâmite no Congresso Nacional, Exame de Ordem e mudanças de conteúdo, a criação de subseções, sustentação oral à distância a ser implantada na OAB, CADE, tabela de honorários e a implantação do Programa Anuidade Zero.

Em sua participação, o Presidente Celso Barros Coelho Neto levantou pautas de relevância da advocacia, como a defesa das prerrogativas profissionais dos advogados, ao destacar os últimos acontecimentos relacionados ao tema, como o caso da Operação Coiote, deflagrada pela GAECO e a criminalização da advocacia.

“Destaquei o nosso firme posicionamento nos últimos dias no combate ao aviltamento da nossa profissão e também nosso combate à criminalização da advocacia. As prerrogativas instrumentalizam liberdade e a independência no exercício da profissão. A OAB Piauí é uma entidade de classe que precisa ser ouvida e respeitada, e quando se generaliza a conduta dos advogados está se generalizando contra a própria sociedade”, afirmou Celso Neto.

Após o posicionamento do Presidente Celso Barros Neto, o Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB aprovou Moção de Solidariedade à advocacia piauiense.