Conselheira Lilian Firmeza toma posse como Ouvidora de Gênero

Data e Hora: 22/05/2019 09:05:50

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto, deu posse à Conselheira Lilian Firmeza Mendes, nesta terça-feira (21), como Ouvidora de Gênero da OAB Piauí.

“Recebi o convite da Ouvidora Geral da OAB, Élida Fabrícia Franklin, para essa missão que será um apoio indispensável às advogadas que sofrem violência de gênero tanto no exercício de sua profissão, quanto nas relações afetivas e familiares e, além disso, fazer um encaminhamento eficaz para a responsabilização de advogados que cometam tais atos criminosos”, explica Lilian Firmeza.

A Ouvidoria de Gênero será o instrumento mais acessível e democrático de denúncia aos casos de violência de gênero que envolvam profissionais vinculadas/os à OAB. Ao receber e analisar denúncias e reclamações sobre os casos relatados, serão recolhidas provas e elementos que servirão de insumo para ações de fiscalização e de correição.

De acordo com Lilian Firmeza, a violência doméstica e familiar é um problema que atinge indiscriminadamente mulheres, crianças, adolescentes e pessoas idosas em todo o mundo. “São casos que ocorrem e independem da classe social, da categoria profissional, da etnia e do credo das mulheres e, neste sentido, atinge a todas, não eximindo, portanto, as advogadas de se encontrarem em situação de violência ou os advogados de serem os autores de agressões", esclarece.

Após concentrar todos os dados e analisá-los, a Ouvidoria de Gênero oferecerá informações importantes para que a Presidência e o Conselho da Ordem elaborem políticas de prevenção, combate e enfrentamento ao problema, além de avaliar e monitorar esses casos que maculam severamente a imagem da instituição.