Tecnologia abre novos horizontes para a pessoa deficiente

  Data e Hora: 10/05/2019 14:05:18

Nesta sexta-feira, 10 de maio, a convite da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Piauí, representantes da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva estiveram na sede da OAB Piauí, em Teresina, para demonstrar o uso do dispositivo de inteligência e visão artificial OrCam MyEye 2.0, que vem mudando a vida de pessoas com cegas ou com baixa visão.

O OrCam foi criado para dar mais independência e autonomia para pessoas que necessitam de um método alternativo de leitura. O dispositivo reconhece textos, pessoas, produtos, código de barras, cédulas de dinheiro e cores, além de informar a data e a hora com o simples gesto de girar o pulso.

As advogadas Camila Morais e Renata Vérica, foram algumas das pessoas deficientes visuais que assistiram à demonstração do OrCam na OAB Piauí. Camila Morais já conhecia o equipamento. “Fui treinada na Associação dos Cegos e pude usa-lo nos meus estudos, inclusive para a segunda fase da minha prova da OAB Piauí. Ajudou bastante nos momentos em que eu não tinha uma pessoa pra fazer a leitura dos livros pra mim, eu não precisava interromper meu estudo. É uma sensação indescritível poder ter independência de ler sem ajuda de um terceiro”, contou Camila.

Renata Vérica, apesar de estar travado o primeiro contato com o dispositivo, demonstrou-se igualmente entusiasmada. “Eu acho que esse equipamento será fundamental para tornar nós, deficientes visuais, mais independentes no reconhecimento de pessoas, na leitura de livros, no estudo”, disse Renata.

“Acreditamos na tecnologia como uma importante ferramenta de inclusão da pessoa com deficiência”, explica Joaquim Santana Neto. “Por meio de inovações como essa abre-se um leque de oportunidades, inclusive profissionais, para quem tem deficiência e precisa estudar, tornar-se uma pessoa economicamente ativa e independente, o que é uma questão muito importante para os que estão incluídos nessa faixa da população”, assinala Joaquim Santana.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias