OAB-PI e ADEFT fazem vistoria no Terminal Livramento

Data e Hora: 16/04/2019 17:04:21

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Joaquim Santana Neto, acompanhado do secretario geral da Comissão, Felipe Tenório, e da vice presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE), Amparo Sousa, fizeram vistoria na acessibilidade de veículos que servem ao terminal Livramento (zona sudeste), parte do projeto Inthegra da Prefeitura Municipal de Teresina. A visita também contou com a presença de Carlos Daniel, superintendente do STRANS, do representante do SETUT, Vinícius Rufino e da arquiteta Sarah Oliveira.

Com a presença de cadeirantes, foram feitas simulações de acesso aos veículos, tanto pelas rampas elevatórias quanto pelas rampas disponibilizadas manualmente pelos motoristas ou cobradores. Mesmo com diferenças de idade entre os veículos, ficou constatada a necessidade do auxilio de um dos profissionais das empresas para completar o embarque dos cadeirantes.

Amparo Sousa, da ADEFT, contou que partiu da instituição a provocação para que a OAB-PI fosse constatar in loco a situação de acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção aos ônibus nos terminais. “Não é apenas a situação do cadeirante, mas também de um idoso, de uma gestante, de um obeso”, frisou Amparo. “Pudemos constatar que existem algumas falhas corrigíveis, é o que chamamos de 'falha de acessibilidade atitudinal', onde a ajuda dos operadores dos veículos corrige pontualmente a dificuldade de acesso”, explicou Amparo. “Através do superintendente do STRANS obtivemos a garantia de que esses operadores passarão por palestras, através do SEST/SENAT para saberem como agir em situações como essa”, finalizou.

O superintendente Carlos Daniel destacou o apoio da OAB-PI em situações dessa natureza. “Para nós é importantíssimo a presença de órgãos que monitorem o cotidiano da população, nos ajudando a corrigir o sistema, através da constatação de dificuldades”, disse Carlos Daniel, do STRANS. “Aqui no terminal Livramento testamos dois equipamentos de embarque, de idade já avançada. Todos funcionaram, mas alguns veículos mais velhos tem sua avarias, são equipamentos que danificam com facilidade, mas estamos trabalhando para que os cadeirantes, os idosos e as pessoas com alguma deficiência física tenham sua acessibilidade totalmente garantida no transporte público de Teresina”, afirmou.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Deficiente, Joaquim Santana Neto, sublinhou a importância de ações como a do terminal Livramento. “Os profissionais dos consórcios que exploram o transporte público precisam estar alertas e saber não apenas como armar uma rampa ou operar o elevador para cadeira de rodas. É muito importante eles saberem como auxiliar caso seja necessária a intervenção deles para completar a operação”, disse Santana. Ao final do encontro, o superintendente Carlos Daniel confirmou ao presidente da CDPD a realização de licitação no próximo da 22.04 para aquisição de novas vans que farão o transporte dedicado aos cadeirantes.