Diretoria da OAB-PI visita Corregedor Geral de Justiça

  Data e Hora: 12/04/2019 18:04:45

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto, a vice-presidente Alynne Patrício, o secretário geral Leonardo Airton, o diretor tesoureiro Einstein Sepúlveda e o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Fábio Veloso foram recebidos na manhã de sexta-feira, 12.04 pelo Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Hilo de Almeida Sousa pelos juízes auxiliares da CGJ Luiz de Moura e Manuel de Sousa Dourado e pela secretaria geral da CGJ, Mônica Lopes, no gabinete da Corregedoria do TJ-PI.

Para o presidente Celso Barros Neto é importante que OAB-PI e TJ-PI mantenham sempre um canal de comunicação aberto. “Nos colocamos a disposição para futuras parcerias. O Poder Judiciário tem suas dificuldades e a OAB-PI, conhecendo de perto a rotina dos fóruns, varas, comarcas e tribunais precisa colocar-se como parceira para colaborar na melhoria dos serviços oferecidos”, frisou.

O Desembargador Hilo de Sousa Almeida e sua equipe fizeram um apanhado de seus esforços em conhecer a realidade das comarcas e de seus juízes titulares, por meio de viagens empreendidas pessoalmente por ele nos últimos 90 dias, passando por diversas cidades do Estado.

A segurança de dados e a digitalização de processos; demandas recorrentes, devido à implantação do processo eletrônico (PJe) também complementaram a pauta da reunião. “Pleiteamos que, concomitantemente à digitalização dos processos nas diversas varas, que as unidades judiciárias seja auxiliadas pelo gabinete itinerante da Corregedoria para diminuir o acervo dos processos”, comentou Fábio Veloso, presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário.

Fábio Veloso detalhou ainda à equipe da CGJ a ideia da implantação do Observatório dos Juizados Especiais, idealizado pela OAB-PI. Desta forma a transparência da produtividade dos Juízes e Oficiais de Justiça seria pública. “Precisamos do apoio da Corregedoria, não apenas para que mais juízes sejam nomeados, como também que seja desenvolvida a criação de um Juizado Central em Teresina, que agregue todos os juizados e facilite a vida de todos. Por outro lado, é importante a divulgação da produtividade dos Juízes e dos Oficiais de Justiça no site da Corregedoria para que todos possam acompanhar”, destacou ainda Celso Barros Neto.

Os representantes da OAB-PI também mostraram-se interessados em acompanhar as novidades no tocante à Tecnologia da Informação, cujas ferramentas desenvolvidas atualmente sinalizam um avanço tanto na celeridade processual quanto na excelência na qualidade do serviço dos advogados.

O tesoureiro da OAB-PI, Einstein Sepúlveda, defendeu a reaplicação rigorosa dos fundos economizados pelo TJ-PI com incentivos a aposentadorias e planos voluntários de desligamento. “Vivemos um momento de crise no país, e o reinvestimento do que foi economizado com essas vantagens ao servidor, em forma de estrutura e reaparelhamento, é a melhor aplicação que esse dinheiro pode ter”, disse Einstein Sepúlveda.

A vice-presidente Alynne Patrício antevê colaborações positivas entre OAB-PI e TJ-PI. “Nesta primeira visita oficial à Corregedoria do TJ PI tivemos a oportunidade de levar ao conhecimento do Tribunal algumas das ideias e sugestões levantadas pela OAB-PI para a melhor prestação jurisdicional. Nesta ocasião, conhecemos os novos projetos que estão sendo desenvolvidos no âmbito da Corregedoria do TJ e nos colocamos à disposição para o desenvolvimento das ações. Em breve, será assinado um Termo de Cooperação técnica entre OAB e TJ-PI para a efetivação de programas e projetos que interessam a advocacia e à sociedade piauiense”, finalizou.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias