Comissões da OAB-PI integram oitava Caminhada em alusão ao Dia Mundial do Autismo

Data e Hora: 03/04/2019 14:04:43

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o autismo, as Comissões dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Criança e do Adolescente da OAB-PI, presididas pelos advogados Joaquim Santana Neto e Cintya Sá, nesta ordem, integraram a Oitava Edição da Caminhada em alusão ao Dia Mundial do Autismo, realizada na tarde dessa terça (02), na Ponte Estaiada. O evento é uma realização da Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI), em parceria com diversas instituições e entidades que abraçam a causa.

A Caminhada abre o mês de atividades voltadas para a construção de uma comunidade mais inclusiva. Atualmente, a AMA acompanha cerca de 156 crianças e adolescentes que convivem com transtornos do espectro autista e estão matriculados na escola regular. A associação desenvolve esse trabalho em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura e escolas da rede privada.

O presidente da CDPC, Joaquim Santana, ressaltou o valor do evento para a conscientização social, sobretudo da importância das parcerias entre os órgãos, entidades e sociedade civil para a concretização dos projetos.

“Nós da OAB-PI trabalhamos com amor nas causas sociais. Temos a preocupação em defender os direitos das pessoas com deficiência e hoje celebramos uma data tão importante que é o dia Mundial do Autismo. O autista tem seus direitos garantidos na Constituição Federal, na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e na Leo Brasileira de Inclusão. Nós lutamos diariamente para que tais direitos sejam assegurados e esse evento prestigia um dia mundial, em que devemos abraçar e respeitar o próximo”, declarou Joaquim Santa Neto.

A presidente da AMA-PI, Rosália Sousa, falou dos avanços conquistados, mas destacou que há ainda na sociedade muitas pessoas que não conhecem o transtorno do espectro autista, o que causa preconceito e indiferença. “O autismo ainda é difícil de ser identificado, e temos que aproveitar esses momentos para trazer essa conscientização”, disse.