OAB-PI realiza entrega de carteiras a 41 novos advogados

Data e Hora: 28/03/2019 14:03:18

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto, fez a entrega, na noite de quarta-feira, 27.03 de 41 carteiras profissionais a 41 novos advogados. Presentes à solenidade, a vice presidente da OAB-PI, Alynne Patrício; secretário geral Leonardo Airton Pessoa; tesoureiro Einstein Sepúlveda; conselheiro federal Thiago Carcará; secretário geral da CAAPI; Ian Samitrius Lima Cavalcante; ouvidora da OAB-PI, Élida Fabrícia Franklin; presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcus Vinícius Queiroz Nogueira; conselheira seccional Cheyla Maria Paiva Ferraz Ponce; conselheiro seccional Luiz Mário de Araújo Rocha; presidente da Comissão do Jovem Advogado, Santiago Holanda e presidente da Comissão da Advocacia nas Escolas, Esdras Freitas.

Após declarar aberta a solenidade, o presidente Celso Barros Coelho Neto chamou Liliane Batista Soares Magalhães de Sousa para prestar compromisso em nome dos demais novos advogados. Logo em seguida, Letícia Avelino Lustosa Araújo foi oradora, conclamando os demais agora advogados para serem “instrumentos do Direito”.

A ouvidora Élida Fabrícia Franklin saudou os novos advogados lembrando-lhes que ali estava acontecendo “a continuação de um sonho”, em mais uma etapa vencida. Élida Fabrícia também destacou a necessidade de cada um ali “ter a certeza de dar o melhor”, por passam a ser agora atores essenciais à construção “diária” do Direito. O conselheiro federal Thiago Carcará lembrou a necessidade de “fazer valer o Direito, com ética, retidão e honradez”, e citando o jurista Sobral Pinto lembrou que a advocacia é feita na labuta dia a dia, logo “não é uma profissão para covardes”.

O tesoureiro Einstein Sepúveda destacou em sua fala a importância do Direito em tempos que classificou de “tenebrosos”, ressaltando a o caráter de defesa da Constituição reservado aos advogados. A vice presidente da OAB-PI, Alynne Patrício nomeou a solenidade de entrega das 41 carteiras como “momento sublime”, onde os novos advogados estvam ali recebendo “passaportes para serem guardiões da democracia”. Alynne Patricio também chamou a atenção para os tempos turbulentos e a necessidade mais que gritante da OAB e dos advogados na vida política brasileira. Pedindo licença para falar como professora, Alynne Patricio fez uma menção especial aos pais e familiares, por contribuírem e apoiarem na realização dos novos advogados.

O presidente Celso Barros Neto dirigiu-se aos novos advogados saudando a sua chegada à Casa da Democracia, lembrando que ela deve sempre “protagonizar sobre a tormenta”, fazendo uma breve alusão aos tempos austeros pelo qual passa a vida política brasileira. Celso Neto também convidou os novos advogados a participarem e usufruírem do que a OAB-PI passa a lhes proporcionar, através da CAAPI, da ESA-Piauí e dos trabalhos desenvolvidos pelas 57 comissões que atuam na Seccional.