Formandos da UESPI – Clóvis Moura e Estacio Ceut são recebidos na OAB-PI

Data e Hora: 26/03/2019 17:03:45

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, o secretario geral Leonardo Airton Pessoa, o tesoureiro Einstein Sepúlveda, o diretor da ESA-Piauí, Aurélio Lobão, a presidente da CAAPI, Andreia Araújo, o diretor do Clube do Advogado, Antonio Nascimento Almeida, o conselheiro Cadmo Alencar e o advogado e professor Edson Sá, receberam no final da manhã de terça-feira, 26.03, duas turmas de formandos na carreira de Direito em visita que faz parte tradicionalmente dos ritos de formatura: as turmas “Edson Sá”, da faculdade Estácio Ceut, e “Professor Orlando Ramos”, da UESPI, Campus Clóvis Moura.

Após a execução do Hino Nacional e de uma breve saudação de boas vindas do presidente Celso Barros, foi facultada a palavra à oradora da turma “Edson Sá”, Érica Letícia Araújo, que relembrou a convivência com os colegas de turma nos bancos escolares e contou da expectativa de encarrar o novo caminho, o da vida profissional, que, ao ser ver, será feito de desafios, erros, acertos mas sobretudo de muita gratidão. A oradora da turma “Professor Orlando Ramos”, Bruna Eduarda Feitosa Soares, lembrou a responsabilidade de vir de uma faculdade pública, onde, mesmo com seus décifits, o curso é custeado com dinheiro público, o que torna o retorno da formação muito mais cobrado. A oradora foi enfática em considerar-se junto com aos colegas, “preparados para o desafio”.

O professor e advogado Edson Sá, homenageado pela turma da faculdade Estácio CEUT, contou da satisfação pela docência, e consequentemente em ser homenageado dando nome à uma turma de formandos. Edson Sá chamou a atenção para a importância do papel do advogado como guardião e defensor da isonomia na sociedade, e usou uma passagem intitulada “Causa das Nossas Vidas” para ilustrar o que é ser advogado, enquanto profissão de fé.

A presidente da CAAPI, Andreia Araújo, falou aos presentes confessando-se duplamente orgulhosa, como ex aluna da faculdade CEUT e ao receber uma turma onde a superioridade numérica era feminina. Andréia Araújo convidou os formandos a conhecerem a CAAPI e a estrutura de serviços oferecida pelo entidade na busca pela melhoria na qualidade de vida do advogado.

O tesoureiro Einstein Sepúlveda ofereceu votos de acolhida aos formandos em visita aos Sistema OAB ao tempo em que discorreu sobre a advocacia como função essencial à sociedade, advertindo que “o desafio apenas começou”. Einstein aconselhou os concludentes a nunca perderem o foco, mesmo na pior das adversidades, e convidou-os a deixar-se experimentar a sensação de restabelecer a Justiça, conhecendo assim a plenitude da experiencia da prática advocatícia. Por fim, o tesoureiro da OAB-PI desejou “otimismo para realização dos sonhos”.

O diretor da ESA-Piauí, Aurélio Lobão, dissertou sobre o leque de opções nos caminhos profissionais, e, em sendo ele a prática da advocacia, que os novos bacharéis nunca deixem de ser “ecos da sociedade”, ressoando seus anseios e estando sempre prontos a defende-los. O diretor da ESA-Piauí também convidou os formandos a conhecer os cursos oferecidos pela Escola.

Fechando a solenidade, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, frisou o caráter acolhedor da advocacia; a importância reconhecida da advocacia e da OAB na sociedade, atendendo seus chamados e demandas. O presidente também lembrou o laço indissociável entre OAB e universidades, mantido não apenas pelos advogados que desempenham o magistério, mas também pela importância constante do estudo na vida do profissional.