I Colégio de Presidentes das Subseções debate temas relevantes para advocacia do Estado

Data e Hora: 15/03/2019 14:03:07

Nos dias 14 e 15, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, esteve reunida com os presidentes das Subseções da OAB do Estado durante a realização do I Colégio de Presidentes das Subseções da OAB-PI 2019, objetivando debater ações estratégicas para a gestão 2019/2021. O Colégio também ouviu os anseios dos presidentes das Subseções de Norte a Sul do Estado. Presentes  Antonio Gonçalves de Mesquita (Água Branca), Carlos Augusto de Oliveira Medeiros Júnior (Barras), Douglas Franco Torres de Oliveira (Bom Jesus), Gilberto Leite de Azevedo Filho (Campo Maior), Ismael Paraguai da Silva (Corrente), Miriam Noleto Xavier de Oliveira (Floriano), Adriano Dantas de Oliveira (Oeiras), Francisco Robson da Silva Aragão (Parnaíba), Francisco Kleber Alves de Sousa (Picos), Manoel Inácio Vieira de Sá (Piripiri), James Araújo Amorim (São Raimundo Nonato), José Martins Silva Júnior (Uruçuí) e Martalene dos Anjos e Silva (Valença).

Conduzindo os trabalhos, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, deu as boas-vindas aos diretores das Subseções, ao tempo em que reforçou a importância do diálogo para o aprimoramento e valorização da advocacia piauiense.

“Estamos muito felizes e honrados em receber os representantes das Subseções da OAB do Piauí na Sede da Seccional. O I Colégio de Presidentes das Subseções da OAB-PI é o momento de nos aproximarmos, em especial de proporcionar a cada um dos presidentes e demais diretores a oportunidade de externar os pleitos da advocacia das respectivas regiões do nosso Estado. O Colégio tem o intuito de desenvolver a integração entre as 13 Subseções com a Seccional Piauí, além de estreitar ao laços e promover a interiorização dos trabalhos que visem a melhoria da advocacia do interior”, frisou.

Ao longo dos dois dias, cada Subseção, representada por presidentes e diretores, explanou sobre a realidade local e destacou as missões voltadas para a qualificação da jovem advocacia, defesa das prerrogativas, valorização da classe e a luta pelo aperfeiçoamento do acesso à Justiça.

No primeiro dia do evento, o ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB-PI, Álvaro Mota, presidente do Centro de Estudos de Sociedade de Advogados (CESA) e do Instituto dos Advogados do Piauí, ressaltou a importância da união entre os profissionais da advocacia para o fortalecimento das entidades e discorreu sobre o CESA e a formalização das sociedades de advogados.

Em seguida, a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI), Andreia Araújo, apresentou as funcionalidades da Caixa e dos benefícios ofertados à classe.

O presidente do Tribunal do Ética e Disciplina da OAB-PI, Guilardo César Medeiros, também integrou o Colégio de Presidentes das Subseções e falou sobre a importância da ética na profissional da advocacia, além de apresentar a estrutura interna do TED, números e ações do órgão.

A secretária geral adjunta e corregedora da OAB-PI, Nara Letícia Couto, apresentou a Corregedoria Geral do Conselho Seccional, destacando o relatório que deverá ser respondido à Corregedoria trimestralmente, informando a situação da Subseção, como repasses, materiais, denúncias ao TED, dentre outros assuntos.

A advogada Roberta Oliveira conferiu palestra sobre prerrogativas e aspectos relacionados a proteção dos direitos dos advogados, tais como: prisões em salas do Estado maior, comunicações de prisão de advogados para a OAB, procedimentos para desagravos e a necessidade de que os presidentes das Subseções fiquem interligados com a Comissão de Prerrogativas.

Sobre a Ouvidoria da OAB-PI, a ouvidora geral e conselheira seccional Élida Fabrícia Franklin falou sobre o papel de comunicação da Ouvidoria e do acolhimento das demandas referentes à OAB-PI e sobre a expansão da Ouvidoria a ser feita nas 13 Subseções.

O diretor tesoureiro da OAB-PI, Einstein Sepúlveda, apresentou a atual situação financeira da Ordem, além de reforçar a importância do setor para a estruturação da Seccional e Subseções, e que nos 100 primeiros dias de gestão será melhorada a entidade.

O diretor geral da ESA-Piauí, Aurélio Lobão, destacou sobre qualificação profissional e a missão da Escola em interiorização das ações junto às Subseções do Estado.

A vice-presidente da OAB-PI, Alynne Patricio, apresentou uma painel sobre as Comissões Temáticas, destacando o intenso trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenação Geral das Comissões. Na oportunidade, foi ressaltado a importância de uma atuação integrada entre comissões e subcomissões temáticas da OAB-PI para fortalecer a advocacia em todo Estado.

Por fim, o secretário geral da OAB-PI, Leonardo Airton, apresentou as funções da Secretária da OAB-PI, ressaltando sobre os pedidos, cancelamentos e licenciamentos de inscrição, emissão de certidões, alimentação do cadastro e atualização de dados, solicitação e entrega de tokens, além da publicação no Diário Ofício Eletrônico na OAB.