OAB-PI entrega carteira profissional à advogada com deficiência visual

Data e Hora: 15/03/2019 13:03:29

A advogada deficiente visual Renata Vérica de Sousa Silva, 25 anos, recebeu a carteira profissional da OAB-PI e o Estatuto da OAB em Braille das mãos do presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto. A solenidade aconteceu no Auditório “Ministro Reis Veloso”, na noite dessa quarta-feira (11), e foi marcada por palavras de luta e superação na vida profissional.

O presidente Celso Barros Neto parabenizou a história de luta da advogada Renata Vérica. “Tenho a plena certeza do quanto se esforçou no seu curso de Direito ao longo dos anos e com todo o apoio e incentivo da sua mãe que a acompanhou no seu dia a dia, em sala de aula, bem como junto ao seu estágio concursado no Tribunal Regional do Trabalho. A vida da advogada Renata Vérica é um exemplo de que não existe obstáculos, nem nada que se sobreponha a realização de um sonho”, ressaltou o presidente Celso Barros Neto.

Falando sobre as expectativas que possui na carreira da advocacia, Renata Vérica afirmou que pretende dar continuidade aos estudos, por meio de qualificações junto à Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), sobretudo integrar os quadros da OAB-PI, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“A minha paixão pela advocacia veio do desejo de lutar pelos direitos das pessoas com deficiência. A acessibilidade e a inclusão não são, de fato, efetivadas. Por esse motivo, quero ingressar os quadros da Ordem para contribuir com as ações desenvolvidas e fazer valer os direitos das pessoas com deficiência. Além disso, farei a pós-graduação em Direito Constitucional na Escola Superior da Advocacia”, disse a advogada Renata Vérica.

A advogada também agradeceu o empenho e incentivo da família, em especial da sua mãe Maria Cleidivan, que a acompanhou durante toda a realização do curso de Direito e a auxiliou nos estudos para as provas, bem como na aprovação no Exame de Ordem.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, Joaquim Santana Neto, também parabenizou a conquista da advogada e estendeu o convite à ela para o ingresso na CDPD. “Nós da Comissão nos sentimos lisonjeados com essa inclusão e estamos à disposição para abraçar os advogados que queiram contribuir com as ações desenvolvidas pela OAB-PI” disse.

A CDPD tem como um dos diretores o advogado Hélio Jansen (secretário adjunto), que é cadeirante e representa a OAB-PI, por meio da Comissão, em inúmeros eventos institucionais pelo Estado.