Mulheres são homenageadas pela OAB-PI e CAAPI durante solenidade festiva

  Data e Hora: 08/03/2019 19:03:49

Prestando homenagem às mulheres piauienses, a Ordem dos Advogados o Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), e a Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI) promoveram, na tarde desta sexta-feira (08), uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no Auditório “Ministro Reis Veloso” e homenageou mulheres advogadas com mais de 50 anos de inscrição nos quadros da OAB-PI.

Cecília de Oliveira Baptista, Célia Leite Martins Magalhães e Zoraide Veloso da Costa receberam homenagem da OAB-PI e da CAAPI pelos serviços prestados à Advocacia Piauiense ao longo dos mais de 50 anos. Também na oportunidade, a ex-presidente e membro honorária vitalícia da Seccional Piauí, Fides Angélica de Castro Velloso Mendes Ommati, falou da evolução das mulheres ao longo dos anos, destacando algumas lutas que contribuíram para o fortalecimento da mulher e a conquistas de direitos.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, abriu a solenidade, parabenizando as mulheres pelo seu dia. “Creio que o amor foi criado pelas mulheres. É através da palavra mulher que nós pensamos logo em nossas mães, filhas, avós, ascendentes, Justiça, sabedoria e paixão. Todos os dias são dias das mulheres, mas a simbologia da data de hoje, 8 de março, serve para recebermos as jovens advogadas e reverenciarmos não as antigas advogadas, mas as baluartes mulheres que já possuem mais de 50 anos de inscrição nos quadros da OAB-PI. Obrigado pela presença de todas e parabéns. Muitas felicidades”, ressaltou o presidente Celso Barros.  

“Muito se conquistou nos últimos anos na advocacia feminina, mas muito ainda tem que se conquistar. Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Dia de celebrar e comemorar, mas, acima de tudo, é dia de luta. Precisamos falar sobre a importância dessa data e destacar o valor da nossa luta diária de dar voz a tantas mulheres. Comandamos o mundo porque comandamos nossa casa e educamos os nossos filhos. Muito me orgulha também estar aqui com a primeira presidente de Seccional, Fides Angélica, única presidente mulher que essa Casa já teve, mas essa realidade mudará em breve. Parabéns a todas as mulheres por este dia tão especial”, parabenizou a vice-presidente da OAB-PI, Alynne Patrício.

 “Hoje precisamos falar de esperança nos homens e nas mulheres, esperança na sociedade, esperança por Justiça e esperança para continuar lutando todos os dias por todas nós. Desde os primórdios as mulheres sempre lutaram por liberdade e igualdade, sendo necessário que elas travassem discursos empoderados e bem mais intensos que os homens. Muitas mulheres corajosas dedicaram boa parte das suas vidas para mudar a história. Hoje me sinto feliz e honrada em poder presidente a Comissão da Mulher Advogada e contribuir, juntamente com os demais integrantes, com ações valorosas para a OAB-PI”, destacou a presidente da CMA, Dalva Fernandes.

A presidente da CAAPI, Andréia Araújo, também ressaltou o papel da mulher na sociedade. “Hoje é um dia em que lembramos das nossas lutas e que paramos o Brasil e o mundo para avaliarmos tudo que passamos e muito que temos a avançar para que nossa situação, enquanto mulheres, mude. Precisamos nos unir e exigir o devido respeito. Precisamos que os dados do feminicídio diminuam e, por fim, falar pelas mulheres que estão em situação de subjugação e de violência. Vamos avançar para mudarmos muitas realidades que estão à nossa porta”, disse.

Também compuseram a mesa de honra a secretária geral adjunta da OAB-PI, Nara Letícia Couto; o diretor tesoureiro da OAB-PI, Einstein Sepulveda; as conselheiras seccionais da OAB-PI Élida Fabrícia Franklin, Marcelle Pizzato, Thiaga Ribeiro, Adriana Oliveira, Cheyla Ponce e Luzinete Barros e a secretária geral da Subseção de Barras, Nivea Soares.  


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias