ESAPI inicia nova era

  Data e Hora: 01/03/2019 12:03:01

Com presença de figuras de prestígio do Judiciário e da política do Estado, tomou posse nesta quinta (28.02) no auditório “Ministro Reis Veloso” a nova diretoria da Escola Superior de Advocacia Piauiense. O advogado e professor Aurélio Lobão será diretor da instituição, tendo como vice Horácio Lopes Mousinho Neiva, diretor de eventos e relações institucionais, Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, diretora acadêmica Marcele Roberta Pizzatto, diretor de interiorização Howzembergson de Brito Lima, diretor de Pesquisa e pós-graduação Alexandre Augusto Batista de Lima e Suellen Vieira Soares como diretora administrativa no triênio 2019/2021.

Presentes à mesa de honra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto, o Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça (representando o desembargador Sebastião Ribeiro Martins) João Gabriel Furtado Batista, a Vice Presidnte da OAB-PI, Alynne Patrício de Almeida Santos, Diretor da Escola Superior da Magistratura Piauiense Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, Diretor da Escola Judiciaria Piauiense (EJUD) Desembargador Fernando Lopes, o Secretário Geral da OAB-PI Leonardo Airton Pessoa Soares, a Secretaria Adjuntada OAB-PI Nara Letícia de Castro Aragão Couto, Tesoureiro da OAB-PI Einstein Sepúlveda, os membros honorários vitalícios Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati e Álvaro da Rocha Mota, o Arcebispo Emérito de Teresina Dom Jacinto Brito, os Conselheiros Federais Chico Couto de Noronha Pessoa, Raimundo de Araújo Silva Júnior, Thiago Anastácio Carcará, o Presidente da Caixa de Assistência de Advogado do Piauí (CAAPI) Ian Lima Cavalcante, Vice Presidente da CAAPI José de Sá Urtiga Júnior, Professora Adriana Setúbal (representando Reitor da UFPI) e Professora Naila Maria Lima (representando Reitor da UESPI).

Discursando em nome dos empossados a advogada e professora Fides Angélica Ommati, agora investida no cargo de Conselheira Superior, rememorou estórias da criação da ESAPI, onde foi diretora em duas oportunidades (1997 a 2000, e de 2001 a 2003) e exaltou a importância de existir uma escola dentro de uma instituição como a OAB-PI. Para Fides, o advogado é um profissional para o qual a graduação se torna mais do que um diferencial, mas “uma necessidade”.

O novo Diretor da ESAPI, Aurélio Lobão, destacou o trabalho dos ex diretores, aos quais agradeceu pelo empenho não só na qualificação dos cursos, mas também no investimento em estrutura física. Aurélio elencou projetos que constaram na grade da ESAPI no triênio, como acompanhamento dos estágios, o Curso de Iniciação à Advocacia, a criação de um calendário de eventos da ESAPI em conjunto com as faculdades, visitas de Comissões da OAB e de professores da Escola às faculdades para divulgação institucional, a oferta de cursos de extensão ministrados por professores da ESAPI, a realização da Olimpíada Judiciária, a publicação de obras acadêmicas e cientificas, criação do Núcleo de Valorização da Vida e Suporte às Instituições de Ensino de Direito, a TV ESA e o programa “Direito na Comunidade”. Lobão por vezes deu um tom pessoal ao seu pronunciamento, ocasiões as quais agradeceu a mestres, amigos e familiares, chegando a recitar versos escritos por seu avô.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto dirigiu-se aos presentes enumerando avanços da ESAPI ao longo dos anos, e exaltando a atual diretoria recém-empossada como um alinhamento fino entre a advocacia e o magistério. O Presidente Celso Neto agradeceu de maneira antecipada aos que ali tomavam posse pela “dedicação antecipada” aos trabalhos da ESAPI nos próximos três anos. "A ESAPI inicia aqui uma nova era", pontuou. Celso Neto voltou a firmar sua crença na indissociabilidade da figura do advogado e do intelectual, pois a seu ver “a cultura está enraizada no dia a dia do advogado”, concluiu.

A posse da nova diretoria da ESAPI foi encerrada com uma palestra do professor Pedro Barretto, portal F3, advogado, escritor, self & professional coach, mestre em Direito das Relações Econômicas, especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias