OAB-PI entrega 72 carteiras profissionais aos novos advogados e advogadas

Data e Hora: 08/02/2019 10:02:57

Na noite dessa quarta-feira (06), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou a primeira solenidade de compromisso do ano de 2019. 72 novos advogados e advogadas compareceram ao Auditório da OAB, Ministro Reis Veloso, para prestar o juramento e receber a carteira da Ordem, que os habilita ao exercício legal da profissão.

“Aos jovens advogados, sem distinção nenhuma, o sol nasce para todos nós. Lutem pelos seus sonhos, deixando sempre prevalecer a ética profissional e zelando pela defesa dos direitos dos cidadãos. Nós temos 57 Comissões Temáticas que desenvolvem ações para o fortalecimento da nossa classe, em especial em prol da sociedade. Integrem os quadros da OAB e nos ajudem a lutar diariamente pelo fortalecimento da advocacia piauiense”, parabenizou o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.

O orador da turma João Victor Andrade destacou a força social da advocacia. “Somos peça indispensável à administração da justiça e lutaremos no dia a dia de fóruns e tribunais para prestar um bom serviço ao público, com alegria, responsabilidade, ética e moral. Vigiaremos os direitos fundamentais e não nos calaremos diante às tiranias. Temos papel fundamental a mostrar através do bom exercício da nossa profissão, pois a justiça ainda é um dos princípios que norteiam os valores de nossa sociedade”, pontuou João Victor.

Acompanhada pelos demais compromissandos, a primeira advogada trans do Estado a receber a identidade profissional da OAB-PI, Flávia de Sousa Cunha, prestou o compromisso legal.

A vice-presidente da OAB-PI, Alynne Patrício, proferiu palavras de incentivo aos novos profissionais da advocacia. “É com muita emoção que vivo esse momento. Há 10 anos eu leciono e trabalho para que pessoas conquistem o sonho de se tornarem advogados e advogadas. Essa é uma valorosa conquista que vocês devem agradecer aos familiares e amigos que os apoiaram ao longo dessa longa jornada de estudos diários. Sintam-se em casa e contribuam com as ações que a nossa Entidade desenvolve”, declarou.

Em seguida, a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Piauí (CAAPI), Andréia Araújo, disse estar certa que, dali, sairiam grandes profissionais. "Sei que grandes advogadas e advogados sairão deste auditório impulsionados pelos mais nobres sentimentos, que levaram a escolher esta profissão e que defende um Brasil mais justo e democrático. É defendendo a sociedade que a OAB se faz forte e legitimada para defender os direitos e prerrogativas da advocacia que são, na realidade, de todos os cidadãos”, disse Andréia Araújo.

O conselheiro federal Raimundo Araújo também saudou os novos compromissandos. “O mais importante, a partir de hoje, é entender que vocês estão habilitados para o exercício da advocacia, uma das profissões mais importantes que temos. Vocês, doravante, cuidarão e zelarão pelos direitos dos seus jurisdicionados. Parabéns por essa grande conquista e sucesso na carreiras de cada um de vocês”, declarou.

O conselheiro federal Thiago Carcará aproveitou a oportunidade para incentivar os novos advogados e advogadas a usufruírem dos cursos ofertados pela Escola Superior de Advocacia, destacando a importância da especialização para o sucesso durante a vida profissional.

“Vocês, advogados e advogadas, têm agora uma responsabilidade social de lutar pela defesa do Estado Democrático de Direito. Tenham o senso crítico e contribuam para a disseminação da Justiça social, defendendo os direitos daqueles que recorrem à vocês”, falou o conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Chico Couto, sobre a Reforma da Previdência.

Compuseram a mesa de honra o secretário geral da OAB-PI, Leonardo Airton Pessoa Soares; a secretária geral adjunta da OAB-PI, Nara Letícia Couto; o diretor tesoureiro da OAB-PI, Einstein Sepúlveda; a presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-PI, Lailma Temes e a deputada Federal Iracema Portela.