Direitos Humanos é tema central do IX Congresso de Estudos Jurídicos

Data e Hora: 27/09/2018 20:09:23

Na tarde desta quinta-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, foi palco do IX Congresso de Estudos Jurídicos, que teve como tema “Direitos Humanos e Constituição de 88: um panorama histórico-social”. O evento conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Piauí e da Comissão OAB na Universidade.

A diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes, parabenizou a organizou do evento em proporcionar aos inscritos um ambiente de troca de experiências e conhecimentos. “É muito gratificante recepcioná-los em uma excelente tarde e que tenho ao meu lado amigos que são compromissados no dia a dia com o ensino e com as atividades da nossa Casa. Estou muito feliz em presenciar a concretização desse projeto que é resultado da união de esforços”, declarou a diretora Naiara Moraes.

O coordenador do Curso de Indicação à Advocacia, Aurélio Lobão, ressaltou a importância do tema para a valorização dos Direitos Humanos. “Esse evento, que tem como tema Direitos Humanos, acontece exatamente no período em nós precisamos mais nos humanizar. A ideia de se falar nesses direitos é essencial para o estudante de Direito”, disse.

Ao longo da programação do primeiro dia, o Congresso debateu sobre: “30 anos da constituição federal: dificuldades, avanços e perspectivas”; “As mulheres na constituinte de 88”; “Direitos Humanos nos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos: É o começo do fim ou o fim do começo?”; “Feminicídio” e “Devido Processo Penal, garantias fundamentais e mentalidade inquisitória nos 30 anos da Constituição”.

O evento acontecerá ainda nos dias 28 e 29, e abordará temas como “A constitucionalização do Direito de Família”, “Direitos Humanos vs. Violência: A face criminológica da tortura”, dentre outros.

Por: Fernanda Almendra

Assessoria de Comunicação da OAB-PI