Corregedoria Itinerante apresenta atualizações do novo Código de Ética e Disciplina

  Data e Hora: 20/09/2018 16:09:26

Na tarde desta quarta-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, recebeu os corregedores-adjuntos do Conselho Federal da OAB, Erik Franklin Bezerra e Elton Sadi Fülber, para a realização do projeto “Corregedoria Itinerante”. A ação tem o intuito de esclarecer a advocacia sobre as atualizações do novo Código de Ética e Disciplina (CED). 

Durante a passagem dos corregedores no Piauí, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, apresentou a estrutura da Ordem, da CAAPI e ESA-Piauí, destacando os serviços ofertados pelas instituições à classe da advocacia e à sociedade. Chico Lucas também ressaltou a importância da ética profissional, enaltecendo os trabalhos desempenhados pelo presidente do Tribunal de Ética, Hamilton Ayres, e pelos demais membros.

“O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB exige do seu presidente sabedoria, parcimônia e tranquilidade e é exatamente isso que o nosso presidente Hamilton possui. Agradeço os esforços de suas ações e de seus respectivos membros relatores. Ressalto ainda as ações desenvolvidas pelos corregedores Erik Franklin e Elton Fülber, que se dedicam a disseminar as informações sobre as atualizações do novo Código de Ética e Disciplina”, salientou.

A secretária geral adjunta da OAB-PI, Élida Fabrícia Franklin, agradeceu a presença de todos. “Estamos felizes em poder estarmos aqui para aprender sobre as perspectivas do nosso Código de Ética, mas que ainda é um tema muito palpitante e que merece bastante atenção até mesmo dentro da nossa Casa. Parabenizo os relatores do TED pelo brilhante trabalho desenvolvido frente o Tribunal”, destacou.

Atualizações do novo Código de Ética e Disciplina

Durante as palestrantes ministradas pelos corregedores adjuntos, “a inclusão da advocacia pública”; “a advocacia pro bono”; e “normativas para as relações com os colegas” estão entre as principais mudanças do novo Código. A uniformização dos procedimentos, contribuindo com a melhoria do julgamento também foi outro ponto levantado pelos palestrantes.

Outros assuntos debatidos durante o diálogo foram em relação à publicidade e o relacionamento com a clientela, além da distribuição de panfletos e captação de clientela indevida.

Sobre os palestrantes

Elton Sadi Fülber é conselheiro federal da OAB e corregedor Nacional Adjunto da OAB, Advogado, professor universitário, graduado pela Universidade São Francisco, Pós graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi membro da Comissão de Criação do Anteprojeto do Código de Ética da OAB.

Erik Franklin Bezerra: advogado, Graduado em Direito pelo CEUB/DF, Especialista em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca – Espanha, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela Universidade de Salamanca – Espanha, advogando atualmente para diversas empresas em Brasília e em outros Estados da Federação, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT/Universidade de São Paulo, da Academia Brasileira de Direito Tributário – ABDT, Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários - APET, Membro do Instituto Brasileiro de Ciencias Criminais – IBCCrim, Membro da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, Membro da American Bar Association - ABA (OAB nos EUA) e Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Distrito Federal e da Seção São Paulo, Palestrante, escritor de diversos artigos jurídicos na área do direito tributário, Ex- Professor de Planejamento Tributário, Direito Administrativo e Fusões e Aquisições do IBMEC/BRASILIA, Ex-presidente do Tribunal de Ética da OAB/DF e atual Corregedor Nacional Adjunto do Conselho Federal da OAB.

 

Por: Fernanda Almendra

Assessoria de Comunicação da OAB-PI

 


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias