Conferência destaca papel do jovem advogado na OAB

  Data e Hora: 20/09/2018 16:09:48

Teve abertura na manhã desta quinta-feira (20), a I Conferência Estadual da Jovem Advocacia, que trouxe como tema “Atualidades e Perspectivas no Início de Carreira” no Auditório da OAB-PI. O evento reuniu estudantes de Direito e demais advogados jovens, com até cinco anos de inscrição nos quadros da Ordem. A solenidade de abertura dos trabalhos contou com a presença dos dirigentes da instituição, Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA), representantes da Comissão do Jovem Advogado (CJA), do Conselho Federal e Estadual e demais Comissões Temáticas.

Na oportunidade, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, destacou em sua fala o voto favorável à quebra da cláusula de barreira, no último Colégio de Presidentes das Seccionais, para que os jovens advogados possam concorrer aos cargos eletivos no âmbito dos Conselhos Seccionais e a redução para três anos para os cargos de diretoria das Caixas de Assistência, Subseções, Seccionais e do Conselho Federal da entidade. Segundo ele, tal decisão representa uma conquista para a classe jovem, que deve ter atenção especial pela instituição.

“Eu me posiciono pelo fim da cláusula de barreira porque quem vai escolher se o jovem advogado é ou não capacitado para exercer as funções de diretor ou conselheiro é a classe. Quero parabenizar a atuação da CJA e do CEJA, agradecendo a todos pela organização desta Conferência. Além da cláusula de barreira, poderemos discutir outras temáticas que envolvem o jovem advogado e suas dificuldades no mercado de trabalho”, disse Chico Lucas.

Em sua fala, o presidente do CEJA, Pedro Costa, recordou as diretrizes do Plano Estadual do Jovem Advogado visando à inserção, no mercado de trabalho e na estrutura da Ordem, dos profissionais em início de carreira. Os jovens, ou seja, advogados com até cinco anos de profissão, representam quase 50% dos inscritos na OAB/PI. “Esta conferência é uma ação concreta no cumprimento dessas diretrizes. Busca trazer conhecimento e aperfeiçoamento aos jovens advogados, minimizando as dificuldades características do início da carreira”, ponderou.

A programação do evento segue até sexta-feira (21) com a presença de especialistas renomados no cenário nacional. Os temas abordados são relevantes para a advocacia em início de carreira nas áreas do Direito Eleitoral, Previdenciário, Trabalhista, Criminal, dentre outros.

“Procuramos catalogar as questões cruciais para nortear o início da carreira advocatícia. Aqui, vocês irão encontrar desde dicas sobre empreendedorismo jurídico, até discussões fundamentais para o alcance do sucesso profissional”, esclareceu a presidente da CJA, Nádia Santiago. Após a solenidade, a palestra magna de abertura foi proferida pelo representante do Conselho Federal da OAB, Alexandre Mantovani.

Presenças

Registrou-se a presença na mesa de honra dos integrantes da diretoria da seccional: o presidente Chico Lucas, o vice-presidente Lucas Villa, o secretário-geral Leonardo Carvalho e a secretária-geral adjunta Élida Franklin. Além dos conselheiros federais Celso Neto, Eduarda Mourão e Chico Couto; do presidente da CAAPI, Rafael Orsano; da diretora tesoureira da CAAPI, Adelina Sampaio; da diretora geral da ESA-Piauí, Naiara de Morais; do presidente e da vice-presidente do CEJA, Pedro Costa e Lívia Veríssimo, respectivamente; do secretário-geral do CEJA, Germano Coelho; do secretário geral adjunto do CEJA, Daniel Viana; da presidente da CJA, Nádia Santiago; da secretária-geral da CJA, Camila Dias Braga e do presidente da CJA da OAB/Maranhão, Rômulo Chagas.

 

Por: Pedro Vitor Melo

Assessoria de Comunicação da OAB-PI


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias