OAB inaugura sede da Subseção de Barras

Data e Hora: 06/09/2018 18:09:16

Com o intuito de dar dignidade ao exercício profissional da advocacia, a OAB-PI inaugurou a Sede da Subseção de Barras, município do norte do Piauí. A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira (5), conduzida pelo presidente da Ordem, Chico Lucas. A sede será utilizada pela advocacia da região e pela primeira diretoria da recém-implantada Subseção de Barras, empossada em abril deste ano.

O prédio conta com espaço amplo e moderno, composto por OAB Office, salas para atendimento, salas de reunião e auditório. A inauguração foi marcada pela lembrança do homenageado que dá nome ao prédio da Subseção, o advogado barrense Kelson Feitosa, in memoriam. “Aprendi a advogar com ele, que acordava cedo e dormia tarde buscando dar o melhor aos seus clientes”, falou em tom emocionado o filho do homenageado, o advogado Lucas Mateus, ao dizer que o trabalho do pai é sua fonte de inspiração.

A solenidade foi recheada de discursos de agradecimento à seccional da OAB-PI, que teve olhar comprometido com os impasses vividos pelos advogados e advogadas também no interior do Estado, demandas que foram registradas, principalmente, por meio do Projeto Presidência Itinerante, que percorreu todas as comarcas do Piauí.  “Quero agradecer a todos os envolvidos para a inauguração desta sede da Subseção, importante região do nosso Estado. Essa é a OAB que precisamos, a que trabalha, itinerante e atuante”, ressaltou Carlos Júnior, vice-presidente da Subseção da OAB/Barras.

Presente na solenidade, o presidente da Subseção OAB/Piripiri, Mauro Benício Júnior, enalteceu o crescimento da Subseção de Barras, antes vinculada à região de Piripiri. “É como se estivéssemos vendo um filho crescer e dar frutos. A região de Barras tem advogados competentes e merecedores deste espaço que está sendo inaugurado hoje”, disse.

Também fizeram uso da palavra o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Rafael Orsano, que destacou Barras como terra de gente trabalhadora; além do vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, que se disse honrado por participar do momento histórico da Subseção, e do conselheiro federal Celso Barros Neto, que relembrou os esforços “hercúleos” necessários para a inauguração do prédio, em vista do atual cenário de crise financeira que passam todas as instituições.

Em sua fala, a presidente da Subseção de Barras, Anne Karine, recordou que Barras é o sexto município mais populoso do Estado do Piauí e que merece o olhar atencioso da Ordem. “Precisamos defender o que é nosso, por isso convido a todos para que façam crescer cada vez mais a nossa Subseção, pois ela não é minha, mas de todos nós”, ponderou. Também em nome da advocacia feminina e barrense, a conselheira seccional Conceição Carcará teceu agradecimentos pelo fortalecimento da classe.

Finalizando a solenidade, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, enalteceu a coragem do advogado homenageado, que deve servir de exemplo para o exercício diário da profissão. “Minhas palavras hoje são apenas de gratidão. A sede da Subseção era um sonho, mas que precisava de esforços para ser realizado. Não adiantava nomear a diretoria sem dar o espaço para que exerçam suas atividades. Justiça plena e Estado Democrático, de fato, passam pela advocacia forte. A advocacia de Barras ganha uma estrutura digna, confortável e deve se orgulhar de tamanha representatividade. Recordo ainda do advogado Kelson, que deixou em todos nós a marca do advogado que não teme, que é forte e atuante. Alguém que infelizmente, pagou caro por isso, a vida, mas que não lhe tirou aquilo que ele buscava: justiça. Levamos a sua inspiração de coragem para defender a advocacia”, discursou.

Após a solenidade, as diretorias da OAB-PI e da Subseção de Barras fizeram o deslace oficial de inauguração do prédio, seguido do descerramento da placa. Registrou-se a presença dos membros da diretoria da OAB-PI, Subseção de Barras, integrantes das comissões temáticas, conselheiros federais e seccionais, autoridades executivas locais e demais advogados militantes da região.

Por: Pedro Vitor Melo

Assessoria de Comunicação da OAB-PI