Novos advogados de Piripiri recebem carteira da Ordem durante solenidade

Data e Hora: 17/08/2018 11:08:38

Na manhã desta quinta-feira (16), em Piripiri, oito novos advogados receberam as carteiras profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. A solenidade aconteceu na Vara do Trabalho da Comarca e contou com a presença dos dirigentes da Ordem, conselheiros federais e seccionais, representantes de Comissões Temáticas, magistrados, advocacia local e familiares.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, discursou aos novos colegas, fazendo recomendações para que sigam caminhos éticos durante o exercício profissional e ressaltou o papel da família no processo. “Parabéns aos pais e familiares de vocês por essa conquista. Agradeçam de verdade por aqueles que fizeram parte dessa jornada com vocês. Não esqueçam de seguir com ética, coragem e qualificação constante. Esses são os pilares fundamentais para a nossa profissão”, parabenizou Chico Lucas.

O compromisso legal foi lido na tribuna pela advogada Francisca da Silva Nascimento e repetido pelos demais compromissandos, todos de pé e braço direito estendidos em sinal de disposição e honra ao juramento defendendo o Estado Democrático de Direito

Na oportunidade, a Biblioteca da Justiça do Trabalho foi contemplada com a doação de livros, realizada pela Academia Piauiense de Letras (APL), em parceria com a OAB e do Coletivo de Pedro Segundo. Houve ainda a inauguração da sonorização da Vara, promovida pela Subseção.

O presidente da Subseção da OAB em Piripiri, Mauro Benício Júnior, destacou que a solenidade integra a programação de festividades da advocacia e desejou sorte aos novos advogados da região, ao tempo em que elogiou a postura do magistrado da Comarca Francílio Bibio Trindade de Carvalho. Sobre a sonorização, Mauro Júnior frisou que a iniciativa tem o objetivo de tornar mais funcional a Sala dos Advogados, "pois devido à distância da Sala de Audiências, os colegas deixavam de usufruir do nosso espaço para ficarem atentos ao pregão", explicou.

O presidente da Academia, Nelson Nery prestigiou o compromisso de desejou ética e sucesso profissional para cada um dos compromissandos. “Inovem, pesquisem, se preparem e percebam o novo mercado. O profissional da advocacia deve ter em sua essência a sagacidade. O advogado deve ser sagaz, pensar rápido e ser capaz de improvisar, mas tudo isso dentro da ética. É isso que esperamos da profissão. Por tudo isso, parabenizo a todos por mais uma conquista na vida de vocês”, declarou o presidente Nelson Nery.

Também prestigiando a solenidade da entrega de carteira, o conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto desejou felicidade aos advogados. “Sigam sempre os bons caminhos, os caminhos do amor, da paixão, da esperança, da gratidão e dos estudos. Sejam guiados pela ética profissional”, disse.

Encerrando a cerimônia, o secretário geral da Subseção , Manoel Inácio procedeu por chamada nominal dos novos advogados e advogadas para receberam a carteira de identidade profissional da OAB-PI e da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI).

Também compuseram a mesa de honra, o diretor tesoureiro da OAB-PI, Lucimar Santos Filhos; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Rafael Orsano, o diretor geral do Núcleo de Apoio à Advocacia (NAAD), Talmy Tercio; o conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Chico Couto e a vice-presidente da Subseção da OAB em Piripiri Ivonalda Almeida.

Por: Fernanda Almendra

Assessoria de Comunicação da OAB-PI