Sessão na CMT homenageia OAB pelo dia do advogado

Data e Hora: 15/08/2018 14:08:50

Em comemoração pelo Dia do Advogado, 11 de agosto, a Câmara Municipal de Teresina (CMT) promoveu uma sessão solene em homenagem à advocacia na manhã desta quarta-feira (15). A data celebra a profissão considerada essencial à administração da Justiça, recordando a data em que foram instituídos, em 1827, os dois primeiros cursos de Direito do Brasil, em São Paulo (SP) e Olinda (PE). A sessão solene teve como proponente o vereador Jeová Alencar.

Na oportunidade, a advocacia foi contemplada com os discursos dos vereadores presentes na sessão, que ressaltaram o papel da OAB em defesa da manutenção e do aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito.

Na tribuna, o procurador da Câmara, Rostônio Uchôa, afirmou que a criação dos cursos de Direito foi uma enorme conquista, já que antes os brasileiros precisavam estudar na Universidade de Coimbra, em Portugal. “Desde então, os advogados desse país vêm dando sua contribuição para a edificação de uma nação que tem cumprido o seu destino”, destacou.

Em sua fala, o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, destacou que neste cenário de crise generalizada, a figura do advogado é essencial para defender o Estado Democrático de Direito. “Sempre que a democracia é posta em cheque, a advocacia se levanta para defender os interesses daqueles que não têm voz no sistema de Justiça. Sigamos firmes com este grande propósito de defesa da democracia”, discursou.

Já o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, afirmou que apesar da data comemorativa, é necessário que todos estejam unidos em prol dos fundamentos constitucionais, por vezes ameaçados. “A data é de celebração, no entanto, os desafios são enormes em diversos âmbitos da nossa sociedade. É preciso que todos estejamos unidos em defesa da nossa Constituição Federal, resgatando a dignidade e a ética. Queremos esperança ao invés do medo, do ódio. Queremos o combate à corrupção, queremos mais segurança, mas que seja de modo democrático e não com violência”, disse.

O presidente também recordou da história do Conselheiro Saraiva, jovem advogado e político brasileiro responsável pela transferência da capital do Piauí para Teresina. “Teresina foi sonhada por um jovem advogado, o conselheiro Saraiva. Em todas as sessões e audiências da CMT, temos advogados aqui representando os interesses da sociedade. A capital possui em sua essência os ideais da advocacia”, parabenizou Chico Lucas.

Registrou-se a presença na mesa de honra dos vereadores Aluísio Sampaio e Enzo Samuel; do procurador Rostônio Uchôa; da conselheira seccional Josselene Bastos; do diretor tesoureiro Lucimar Santos; do secretário-geral Leonardo Carvalho; da conselheira federal Eduarda Mourão; do representante da AJUSPI, Alano Dourado; do subprocurador geral do município, Ari Ferreira e do procurador geral do Estado, Victor Emanuel Lima.

A sessão contou ainda com a presença do presidente da CAAPI, Rafael Orsano; dos conselheiros federais Celso Neto e Chico Couto; dos conselheiros seccionais Martha Fernanda e Thyago Batista; demais integrantes de comissões temáticas, advogados e representantes da Subseção da OAB de Piripiri.

Por: Pedro Vitor Melo

Assessoria de Comunicação da OAB-PI