Advogadas piauienses palestram em Congresso Brasileiro de Direito Tributário

  Data e Hora: 20/06/2018 15:06:23

Nesta segunda (18) e terça-feira (19), Brasília (DF) recebeu o Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro Municipal, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O tema do encontro debateu o Federalismo Fiscal em Tempos de Crise e contou com a participação da presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB-PI, Stael Freire e da diretora geral da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), Naiara Moraes.

Uma das palestrantes piauienses foi a advogada Stael Freire, que falou sobre “Imposto Territorial Rural ITR – Municipalização, pauta fiscal, cadastro rurais e o impacto nas receitas municipais”. Segundo Stael, presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB-PI, a participação no Congresso em Brasília é, de certa forma, uma prévia para a realização do IV Congresso de Direito Tributário do Piauí, com previsão para setembro deste ano.

Outra palestrante de destaque no encontro foi a diretora geral da ESA-Piauí, Naiara Moraes, que debateu o tema: Compensação Previdenciária e o Impacto nos Recursos dos Fundos de Previdência Próprios. “O Direito Previdenciário se comunica com o Tributário, especialmente nas questões relativas à manutenção do equilíbrio econômico e financeiro dos regimes próprios de Previdência Social dos municípios”, disse a advogada piauiense e atuante nas áreas trabalhista e previdenciária.

Naiara também destacou a participação significava da advocacia piauiense no encontro. “Para nós é uma conquista da nossa advocacia, que atuou com destaque no Distrito Federal”, enalteceu.  

O Congresso é referência no âmbito nacional pela abordagem especializada do Direito Tributário e Administrativo aplicado à Administração Municipal. A proposta foi de aprofundar o estudo de temas relacionados à Administração Pública Municipal, no seu âmbito tributário e financeiro.

Aproximadamente 150 participantes, entre advogados, procuradores municipais, secretários de finanças e estudantes, debateram as principais mudanças da Lei Complementar 157 e a urgência da definição do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da liminar que suspendeu o artigo 1º da Lei que trata do local de incidência do ISS.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias