Entidades recebem donativos arrecadados pela OAB-PI

Data e Hora: 18/06/2018 18:06:51

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, promoveu a entrega de alimentos para cinco entidades filantrópicas com atuação em Teresina, no último dia 08 de junho. Os donativos foram arrecadados durante eventos promovidos pelas Comissões Temáticas e Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí).

A ação iniciou na Fraternidade Maria Mãe de Deus, entidade que acolhe moradores de rua e dependentes químicos. “Sabemos que 90% dos irmãos moradores de rua são dependentes químicos, mas também tem aqueles que não são. Nós trabalhamos com esses pequenos, retirando-os da rua e levando para os centros terapêuticos”, explicou Simeão. Segundo ele, outros moradores de rua buscam auxílio com material de higiene pessoal e refeições. Para manter as atividades, eles necessitam de doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas usadas, principalmente masculinas.

A presidente do abrigo de idosos “Casa Frederico Ozanam”, Francisca Sales, afirmou que o trabalho desenvolvido é árduo e a manutenção dele depende da ação de voluntários, visto que o salário dos idosos não é suficiente para manter o quadro de funcionários e as despesas diárias. “Aqui é igual a casa da gente. Toda semana tem a despesa da semana. Nós não temos a ajuda de outro órgão a não ser o salário deles. Precisamos de material de limpeza e tudo dentro de uma casa”, disse ao comentar que as maiores necessidades são de fralda geriátrica (M, G e GG), leite em pó e alimentos.

Em seguida, a comitiva da OAB-PI entregou os donativos ao Lar das Flores de Maria, uma associação beneficente com o intuito de cuidar de idosas que apresentam alguma situação de vulnerabilidade social. Atualmente o local cuida de 19 mulheres. “Nossa missão aqui com elas é passar um pouco de dignidade de vida. O lar foi criado em 2012 e hoje a gente tem suporte físico para 24 idosas”, disse a irmã Clélia. As principais necessidades do local são fraldas geriátricas, produtos de limpeza, higiene pessoal e leite, que podem ser entregues de segunda a domingo, das 09h às 11h e das 14h às 18h.

A psicóloga da Comunidade Terapêutica Padre Pio, Samia, informou que a entidade trabalha com o tratamento e prevenção do uso de substâncias psicoativas por homens dos 18 aos 60 anos, durante nove meses e acolhimento e três meses de acompanhamento em casa. O local atende atualmente 60 acolhidos. Os voluntários podem doar material de higiene pessoal, limpeza e alimentação.

“A gente procura fazer um trabalho diferenciado com eles, não só da programação que já existe, mas estar sempre motivando a fazer os cursos de atualização. A gente tem atualmente curso de agente de portaria, curso de informática e duas turmas de preparação para a prova do Encceja  para obter a certificação do ensino fundamental e do médio. Então a gente tem procurado levá-los para atividades lúdicas, extra-casa. A gente procura ampliar o tratamento e o repertório deles”, comentou a psicóloga.

O último local a ser visitado pelos representantes da OAB-PI foi a Casa São José, onde foram doadas fraldas geriátricas e leite em pó. O local faz atualmente o acolhimento de 35 idosos em situação de vulnerabilidade e disponibiliza serviços de saúde, alimentação e todos os cuidados necessários para garantir o bem estar da pessoa na chamada terceira idade. Sobrevivendo das doações dos voluntários, o funcionário Thiago Ribeiro explica que as principais necessidades são fraldas geriátricas, materiais de higiene e alimentos.

Confira dados das entidades:

Fraternidade Maria Mãe de Deus

Endereço: Rua 13 de maio, 737, Centro Norte, Teresina-PI

E-mail: fratmariamaededeus.teresina@hotmail.com

Casa Frederico Ozanam

Endereço: Rua Des. Pires de Castro, 2137, Primavera, Teresina-PI

E-mail: cctabrigo@gmail.com

Colabore: Banco do Brasil Agência 4249-8/ Conta Corrente 344.229-2

Lar das Flores de Maria

Endereço: Rua Dr. Francisco Almeida, 994, bairro Ininga, Teresina-PI

E-mail: lardasfloresdemaria@hotmail.com

Colabore: Caixa Econômica Federal Agência 3829/ Conta Corrente 00000350-6/ Operação 003