Curso sobre Teses de Defesa finaliza CEJA Itinerante em Parnaíba

  Data e Hora: 18/06/2018 10:06:17

Finalizando as ações do Projeto CEJA Itinerante, do Conselho Estadual do Jovem Advogado da OAB-PI, em Parnaíba/PI, a advocacia da região foi contemplada com o Minicurso “Advocacia e Teoria do Delito: Construindo Teses de Defesa”, no auditório da OAB/Parnaíba na tarde desta sexta-feira (15). Mais cedo, pela manhã, a comitiva visitou as instalações do Fórum e Juizados de Parnaíba.  

Durante a manhã, a visita ao Sistema Judiciário de Parnaíba permitiu a aproximação da advocacia com servidores e magistrados. Através do diálogo, a comitiva identificou, in loco, as condições de trabalho no local com o intuito de colocar a jovem advocacia à disposição da Justiça local.

Na parte da tarde, o segundo dia de CEJA Itinerante finalizou com o Curso de Advocacia e Teoria do Delito, ministrado pelo advogado criminalista e vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa. A elaboração de uma tese de defesa por parte de um advogado passa por uma série de análises, como o conhecimento da narrativa dos fatos e provas juntadas no processo, bem como a entrevista com o cliente.

“Frequentemente recebo pedidos de dicas, principalmente de jovens advogados, sobre como construir teses de defesa. Pensando nisso, juntamente com o CEJA, preparamos este curso. Na oportunidade, explanei uma metodologia que desenvolvi para a construção de minhas teses de defesa de casos concretos, a partir da Teoria do Delito”, esclareceu Lucas Villa.

Um dos problemas mais complexos da dogmática penal é, decerto, revelar quais os elementos gerais para que determinado fato seja expressamente afirmado como delito. A teoria do delito ou do crime estuda os elementos e pressupostos para que se possa reconhecer que foi praticado um crime.

A mesa do minicurso foi presidida pelo presidente da AJUSPI, Enzo Dias, tendo como debatedor o presidente do CEJA, Pedro Costa. A participação no evento emitiu certificado de 4h/a pela Escola Superior de Advocacia do Piauí. 

 


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias