CEJA Itinerante reúne advocacia de Parnaíba e região

Data e Hora: 15/06/2018 13:06:26

Interiorizando ações, o Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) em parceria com a Associação Jurídica e Social do Piauí (AJUSPI) levou uma comitiva da capital para o município de Parnaíba/PI. O primeiro dia do Projeto CEJA Itinerante foi marcado pelo Encontro e pelo Workshop da Jovem Advocacia, realizado na sede da OAB/Parnaíba nesta quinta-feira (14).

No primeiro momento, a comitiva se encontrou com dirigentes e integrantes das Subcomissões da OAB/Parnaíba, visando à aproximação e integração da classe em torno de pleitos da advocacia da região.

Em seguida, os advogados se dirigiram ao auditório da instituição para o Workshop da Jovem Advocacia. A mesa de abertura foi presidida pelo vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, que parabenizou a iniciativa do CEJA e da AJUSPI, agradecendo a presença da advocacia local. “Tenho certeza que iremos aprender muito com a realização deste evento. O objetivo do CEJA Itinerante é de troca de conhecimentos, mas também de experiências. Queremos ouvir as demandas dos jovens advogados de Parnaíba e região”, afirmou Lucas Villa.

Em sua fala, o presidente da OAB/Parnaíba, José de Sousa Lima, desejou boas-vindas aos participantes e à comitiva, ressaltando a aproximação da Subseção com a sede em Teresina. “É com grande satisfação que recebemos em nossa cidade a comitiva da OAB. Aperfeiçoamento da cultura jurídica é um dos fundamentos da nossa atuação enquanto dirigentes da Ordem”, afirmou José Lima.

Já o presidente do CEJA, Pedro Costa, recordou aos advogados sobre a atuação do Conselho e suas políticas, que incentivam e valorizam a participação da jovem advocacia nas decisões da OAB/PI. Considera-se jovem advogado aquele com até cinco anos de inscrição nos quadros da OAB.

“Inserir o jovem advogado na política seccional da Ordem é uma das nossas principais bandeiras. Ajudem a divulgar e integrem as ações do CEJA, uma vez que OAB é forte por conta da participação dos advogados”, incentivou Pedro Costa.

Também falou aos participantes o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Rafael Orsano. “Aproveitem o evento para adquirir conhecimentos. No mais só gostaria de agradecer a todos pela iniciativa”, disse.

O evento seguiu com a palestra da advogada e vice-presidente da AJUSPI, Sílvia Cristina Sampaio, que teve como tema “A Reforma Trabalhista e o Novo Direito Material”.  O painel foi presidido pelo Secretário Adjunto do CEJA, Daniel Leonardo Viana e teve como debatedor o advogado Vinícius Cabral.

O segundo painel teve como tema os “Efeitos da Reforma Trabalhista no Direito Processual do Trabalho”, ministrado pelo advogado Carlos Henrique Vieira. A mesa foi presidida pela conselheira jovem Brenda Leal e teve como debatedores os advogados Rômulo Silva Santos e Thiago Brandim.

Finalizando o primeiro dia de CEJA Itinerante, o terceiro painel tratou do “Financiamento de Campanha nas Eleições 2018”, ministrado por Edson Araújo, trabalhos presididos pelo membro da AJUSPI, Alano Dourado e debatedora Jéssyca Aguiar.

O Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) é um órgão do Conselho Seccional da OAB-PI idealizado para fomentar a participação dos jovens advogados nas atividades corporativas e institucionais da Ordem, além de servir como canal de deliberação de questões propostas pelos jovens advogados, ampliando a legitimação das reivindicações oriundas desta parcela da classe.