Presidência Itinerante percorre municípios do interior do PI

Data e Hora: 14/06/2018 17:06:32

Chegando à fase final, o Projeto Presidência Itinerante visitou nesta quarta-feira (13) as Comarcas de Miguel Alves, Porto, Matias Olímpio e Luzilândia. A comitiva interagiu de forma positiva com os advogados, magistrados, promotores e servidores de cada comarca, abrindo o diálogo direto e presencial para constatar a situação da Justiça local. Após a visitação, a OAB-PI deve encaminhar ao TJ-PI um relatório de cada realidade específica encontrada.

Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, as visitas nos municípios foram positivas. “Agradecemos à receptividade em cada município, firmando o compromisso de levar ao TJ-PI, por meio de relatório, suas demandas específicas. Agradecemos ainda por todos aqueles que trabalham para que a Justiça seja mais célere e cumpra seu papel no nosso Estado”, afirmou o presidente da OAB-PI.

Nesta quarta-feira, a primeira comarca visitada foi a de Miguel Alves, no Fórum Ministro Petrônio Portela. O juiz responsável pelo Fórum não estava na Comarca, mas a visita possibilitou o diálogo com servidores e advogados locais.

A diretoria deve programar uma nova visita em breve ao Fórum, para dialogar também com o juiz e levar para os advogados militantes da região um curso de Treinamento de Sistemas, uma vez que o andamento dos processos será mais rápido com a movimentação no PJe. Também para a Comarca de Miguel Alves está prevista a efetivação de mais servidores segundo o TJ-PI, uma necessidade levantada pela Justiça local.

Em Porto, segundo município visitado, a comitiva percebeu uma melhora significativa da produtividade no Fórum Desembargador Otávio Fortes do Rêgo. Isso se deve muito em particular pela atuação do magistrado Ulysses Gonçalves da Silva Neto, responsável pela comarca, e que recebeu o reconhecimento da OAB-PI pela excelência na prestação jurisdicional não somente em Porto, mas também quando esteve no município de Esperantina.

O magistrado cedeu ainda um espaço onde será inaugurada uma Sala dos Advogados, com inauguração prevista para agosto, mês comemorativo do advogado.

A terceira comarca visitada foi a de Matias Olímpio, no Fórum local. Segundo os servidores da Comarca, a tendência natural é a diminuição de processos acumulados ao longo do tempo, o que deixava o espaço abarrotado de pastas de processos. Com isso, o espaço ficará mais adequado para o trabalho dos servidores e magistrados.

A Campanha Mero Aborrecimento Tem Valor também foi outro ponto discutido em reunião. Além disso, servidores e magistrado solicitaram ainda reforço da Ordem para pedir modernização do prédio em suas instalações internas.

A comitiva da Presidência Itinerante da OAB-PI teve participação da diretoria, conselheiros federais e estaduais, Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA), ESA-Piauí, CAAPI, Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Tribunal de Ética e Disciplina (TED), NAAD e Diretoria da Subseção de Barras.