OAB capacita educadores de Picos para Educação Inclusiva

  Data e Hora: 07/06/2018 13:06:04

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) da OAB-PI promoveu, na manhã desta quinta-feira (7), uma Capacitação Jurídica em Educação Inclusiva no município de Picos. A capacitação reuniu diretores de escolas e coordenadores de Ensino das redes municipal, estadual e particular da região no auditório do PREMEM, localizado na R. Monsenhor Hipólito, Canto da Várzea, Picos.
“Nós, da educação especial, temos essa preocupação de capacitar os profissionais, que são aqueles que lidam diretamente com as pessoas com deficiência. A iniciativa da OAB-PI em buscar essa parceria conosco foi grandiosa, porque a compreensão da parte jurídica, dentro da questão inclusiva, é algo desafiante. A multiplicação da informação no ambiente escolar, entre pais e professores, contribui para fortalecer esse processo de inclusão”, afirmou Gabriela Leal, coordenadora da Educação Especial da 9ª Gerência Regional da Educação do Estado.
Segundo a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Maria Irene da Luz, a educação inclusiva ainda enfrenta entraves para que seja efetivada. “Ainda nos deparamos com realidades de pessoas que questionam a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar, como se não fosse digno para elas. Por desconhecerem a lei ou pelo preconceito ainda é forte essa triste realidade. Por isso a necessidade de mostrar a capacidade dessas pessoas e chamar atenção de todos para o tema através do evento”, ponderou.
Para a advogada palestrante, Sabrina Araújo, o momento foi oportuno para levar os meios eficazes para sanar as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência no ambiente escolar. “A receptividade dos profissionais de Picos foi excelente. Encontros como esse possibilitam que o Direito da Pessoa com Deficiência da lei no papel e colocar em prática. Trata-se de promover, de fato, a educação e a inclusão do aluno com necessidade educacional especial”, disse Sabrina Araújo, presidente da CDDPD da OAB-PI.
Segundo a advogada, a proposta da palestra foi de apresentar aos educadores a Lei Brasileira de Inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e ainda as diretrizes para a Educação Inclusiva em âmbito estadual. A palestra fez parte da programação da Secretaria Municipal de Educação de Picos, em celebração ao Dia Estadual da Pessoa Com Deficiência.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias