OAB participa de reunião de negociação para transferência da ursa Marsha

Data e Hora: 05/06/2018 12:06:19

Entidades ativistas pela causa animal estiveram reunidas com a vice-governadora do Estado do Piauí, Margarete Coelho, para encaminhar a transferência da ursa Marsha para um santuário no interior de São Paulo. Atualmente, ela mora no Parque Zoobotânico de Teresina após ter sido resgatada de um circo na cidade de Manaus, Amazonas. A reunião ocorreu na sede da Vice Governadoria do Estado do Piauí na manhã desta terça-feira (05) e contou com a presença de representantes da OAB-PI.
O Governo do Estado do Piauí autorizou a negociação da transferência da ursa. Segundo Margarete Coelho, existe boa vontade para resolver rapidamente a situação. “Para nós, com certeza, a prioridade é o bem estar na Marsha. Não iremos nos opor à transferência caso seja comprovado que pode ser feita com segurança. Ela não está sendo mal tratada, a questão principal são as condições ambientais e climáticas, uma vez que está fora do habitat natural. Não é um passo simples, ela já tem uma idade avançada e precisamos entender se ela suporta o transporte e como será o novo local”, disse a vice-governadora.
Por esse motivo, os órgãos ambientais do Estado do Piauí solicitaram a confecção de um laudo técnico da equipe indicada pela Confederação sobre o novo local onde viverá e sobre os cuidados necessários para o translado da ursa. A Confederação Brasileira de Defesa Animal (CONFAOS Brasil), que encabeça a petição, alega que o animal de origem canadense sofre com as altas temperaturas da capital, principalmente nos períodos mais quentes do ano, quando a sensação térmica passa de 40º entre os meses de setembro e dezembro.
“A OAB apoia qualquer movimento que visa o bem-estar dos animais, no caso, da ursa Marsha. A reunião foi oportuna na medida em que possibilitou o consenso entre o Governo do Estado do Piauí e a Confederação Brasileira de Defesa Animal para que seja comprovado, por meio de laudos técnicos, que o novo ambiente tenha condições vitais mais adequadas que as atuais, para que então a transferência ocorra”, afirmou o advogado e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI, Daniel Alves.
Os próximos passos para a concretização da transferência será a negociação com a aviação dos Correios, visita dos órgãos do Piauí ao Santuário Rancho dos Gnomos, em São Paulo e a vinda da equipe técnica da Confederação para providenciar os laudos.
A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG) é uma associação civil sem fins lucrativos, atuando desde 1991 em Cotia-SP e formalmente constituída como uma Organização Não-Governamental no ano de 2000.  O trabalho realizado pelo Rancho dos Gnomos visam o cuidadoso e recuperação de animais, realizado com uma equipe especializada de biólogo, veterinários e diversas outras pessoas. Em cada caso, estuda-se a possibilidade de devolução dos animais à natureza. Caso não seja possível e a necessidade de abrigá-los nas próprias instalações do Santuário seja constatada, cada animal em tal situação receberá cuidados e tratamentos específicos por toda sua vida.
Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), da Confederação Brasileira de Proteção aos Animais, Apipa, Ministério Público, Ibama e OAB-PI.