Solenidade entrega 56 carteiras para novos advogados na OAB-PI

Data e Hora: 05/06/2018 12:06:09

A seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil celebrou na noite desta segunda-feira (4) a solenidade de Compromisso de Novos Advogados e Advogadas, realizada no auditório principal da instituição. Na oportunidade, 56 bacharéis compareceram para prestar juramento e receber a carteira da Ordem, que os habilita ao exercício legal da profissão.

O compromisso legal foi prestado pelo advogado Manoel Agostinho Silva Neto, repetido pelos demais compromissandos da noite, de pé e braço direito estendido. O ato solene foi marcado ainda pela oração da advogada Janice Alves Loureiro, que discursou em nome dos colegas. “O advogado é o guardião das liberdades e do Estado Democrático de Direito”, disse a oradora.

O discurso de acolhida foi proferido pelo vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, que orientou os compromissandos a guardarem na mente as palavras ditas pelo juramento. “Não consigo me ver fazendo outra coisa a não ser a advocacia. Isso por uma questão muito simples: eu gosto de ter lado, tomar partido. O advogado tem um lado, que é o dos nossos constituintes, aquelas pessoas que nos buscaram para pedir ajuda com os seus problemas. Essa profissão é exigente, sejam firmes”, orientou Lucas Villa.

Também discursou o secretário do Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA), Germano Coelho, recordando aos novos colegas os trabalhos desempenhados pelo conselho na busca pela valorização da advocacia. “Resgatar a ética da advocacia é o nosso principal papel, contem conosco”, disse Germano Coelho.

Por sua vez, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Rafael Orsano de Sousa, teve a oportunidade de falar aos novos advogados e advogadas sobre os benefícios oferecidos pela Caixa para fortalecer a atuação da classe no Piauí. “A CAAPI é o braço social da OAB, pois conhece o empenho diário da profissão e reconhece a necessidade de apoio, lazer, saúde, mobilidade. Trabalhamos com ações que visem o seu bem-estar”, afirmou Rafael Orsano.

Encerrando a solenidade, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, desejou sucesso profissional e incentivou os colegas para que tenham coragem e ética durante a jornada.

“Enfrentar o atual mercado de trabalho é um grande desafio. Por isso, estudem diariamente, busquem qualificação. Lembrem-se que o dinheiro é importante, mas não pode fundamentar todas as nossas decisões durante a carreira, isso é ético. Sejam corajosos para trabalhar, respeitar os colegas e a consciência de vocês”, finalizou Chico Lucas.

Ao término da solenidade, o secretário geral da OAB-PI, Leonardo Carvalho, procedeu a chamada nominal dos novos advogados e advogadas para entrega da carteira de identidade profissional e da CAAPI.

Registrou-se a presença dos integrantes da diretoria da OAB-PI: o presidente Francisco Lucas Costa Veloso, o vice-presidente Lucas Villa e o secretário-geral Leonardo Carvalho; dos conselheiros federais da OAB/PI: Celso Barros Neto e Robertônio Pessoa; do presidente da CAAPI, Rafael Orsano; da conselheira seccional Maria da Conceição Carcará; do integrante do CEJA, Germano Coelho; da integrante da Comissão de Petróleo e Energias Renováveis, Lydia Castelo Branco e do integrante da Comissão de Direito do Trabalho, Marcos Maciel.