Novos gestores tomam posse no TJ-PI

  Data e Hora: 04/06/2018 16:06:32

Na última sexta-feira (1), o desembargador Erivan Lopes tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), para mandato residual de sete meses. Também foram empossados o desembargador José James como vice-presidente, juntamente com o presidente da Corregedoria Geral de Justiça, Ricardo Gentil e vice, Brandão de Carvalho. A solenidade, no auditório do tribunal, contou com a presença maciça da OAB-PI, através dos advogados, além do governador Wellington Dias, da vice-governadora Margarete Coelho, de deputados estaduais, federais, juristas e secretários.

A solenidade foi presidida pelo decano da casa, o desembargador Luís Gonzaga Brandão, posteriormente nomeado vice-corregedor do Tribunal de Justiça. O desembargador José James foi reconduzido para a vice-presidência do Tribunal, assim com o corregedor Ricardo Gentil para a presidência da Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Na oportunidade, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, desejou ao presidente do TJPI, Erivan Lopes, sucesso durante os próximos meses à frente do tribunal e destacou a parceria entre as instituições para garantir produtividade na prestação jurisdicional. “Que seja um Tribunal de Justiça cada vez mais forte e principalmente que conceda ao jurisdicionado uma prestação judicial célere, saindo então daquela triste realidade do TJPI, no CNJ Em Números, em que aparecia em posições desfavoráveis. Essas dificuldades responsáveis pelo antigo cenário foram enfrentadas por todos os presidentes”, parabenizou Chico Lucas.

Ainda segundo Chico Lucas, a OAB-PI sempre teve posturas aguerridas diante de suas pautas e que apesar dos embates vivenciados pelas instituições nos últimos dois anos, reconhece as melhorias já conquistadas. “Com a construção de novos fóruns e reestruturação de outros, nomeação de juízes e servidores, implantação do PJe em primeira e segunda instâncias, o TJ-PI caminha para ser um tribunal modelo para os demais tribunais do Brasil. Para que tudo seja ainda mais engrandecido, continuaremos a defender que todo este potencial da nossa Justiça não se limite ao atendimento em um turno. Este é um pleito da sociedade piauiense e dos jurisdicionados: o funcionamento da Justiça em dois turnos”, afirmou.

Erivan Lopes afirmou que uma das missões do novo mandato é concluir o concurso dos cartórios, realizado há cinco anos, além dos projetos que foram iniciados na gestão anterior. “Nomeamos mais 51 novos analistas o que vai permitir a implantação dos dois turnos na capital e nas comarcas de entrância final, mas temos atividades que dependem de um incremento na ação do tribunal”, disse Erivan.

Erivan Lopes esteve à frente do poder judiciário estadual no biênio 2017-2018 e deve permanecer até o dia 6 de janeiro. Em outubro está prevista nova eleição para o presidente, que deve ocupar o cargo para o biênio 2019/2020.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias