Energias renováveis e sustentabilidade é tema de Workshop da OAB-PI

  Data e Hora: 25/05/2018 16:05:42

É cada vez mais necessário o uso de energias renováveis, sem comprometer a satisfação das gerações futuras. Pensando nisso, as Comissões de Petróleo e Energias Renováveis (CPER) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI promoveram o I Workshop de Energias Renováveis e Meio Ambiente, nessa quinta-feira (24), no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.

Reunindo especialistas e profissionais da área, o evento proporcionou debates estratégicos de consolidação do uso da energia solar fotovoltaica no Piauí. Atualmente, o Piauí é um dos maiores produtores de energias renováveis (solar e eólica) do país.

“Esta é a oportunidade de ampliarmos o debate acerca da produção de energias renováveis no nosso Estado. Parabenizo as comissões pela iniciativa em promover o evento, por meio de explanações mais técnicas e objetivas de renomados especialistas”, proferiu o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

Com a Palestra Magna de abertura, o palestrante Jean Paul-Patres, diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), falou sobre os “Cenários dos Setores Energéticos no Nordeste”, apresentando os desafios e vantagens da energia eólica.

De acordo com a apresentação, as condições climáticas têm atraído o interesse internacional. As maiores marcas de energia eólica do mundo estão instaladas no Piauí. Sobre os desafios, Jean destacou como elementos principais a infraestrutura, a capacitação da mão de obra e de gestores e a interação com as comunidades.

Em seguida, os participantes acompanharam as explanações da primeira mesa redonda, com o tema “Energia Solar”, coordenada pelo presidente da CPER, Thiago Amorim. A mesa teve como palestrantes Átila Magalhães, representante da Enel Green Powe; Albemerc Moura de Moraes, diretor Técnico Científico da FAPEPI e Arlindo Pereira, presidente da Câmara de Energias Renováveis do Piauí, que falaram sobre a potência de um dos maiores parques de energia solar da América do Sul, localizado no Piauí.

O presidente da CMA, Daniel Alves, presidiu a segunda mesa redonda, que teve como tema “Energia Eólica”. Milton de Oliveira Pinto, diretor de energia eólica do CERNE; Marcos Antônio Tavares Lira, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI; e Carlos Antônio Moura Fé, Superintendente de Meio Ambiente/SEMAR/PI integraram o debate.


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias