Reforma Trabalhista marca IV Simpósio de Direito do Trabalho

Data e Hora: 18/05/2018 19:05:27

Em sua quarta edição, a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, através da Comissão de Direito do Trabalho (CDT) e da Escola Superior de Advocacia (ESA-Piauí) realizaram o Simpósio de Direito do Trabalho, com início nesta sexta sexta-feira (18) no auditório da instituição. O evento reuniu advogados, estudantes, bacharéis e docentes em Direito, servidores e magistrados da Justiça do Trabalho, membros e servidores do Ministério Público do Trabalho em torno do tema central do evento: “Reforma Trabalhista: Aspectos Práticos e Estratégias para o Cotidiano”.

A solenidade de abertura do IV Simpósio de Direito do Trabalho foi coordenada pelo vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, que desejou boas-vindas aos presentes. “A OAB é a casa de todos nós, não só da advocacia. Sejam todos bem-vindos e que possam desfrutar dos conhecimentos que serão expostos pelos palestrantes. É um tema pertinente e que merece ampla discussão”, afirmou Lucas Villa.

Seis meses após sua criação, a Reforma Trabalhista vem mudando aos poucos a dinâmica das relações entre patrão e empregado. Contudo, ela ainda esbarra em forte resistência por parte de sindicatos e insegurança jurídica nos tribunais. “Desejo um excelente simpósio aos que vieram participar. Com certeza, contarão com palestras enriquecedoras ministradas por juristas de renome nacional diante de um tema que tem gerado uma certa insegurança no meio jurídico. Por isso esse debate é necessário”, disse o secretário geral da OAB-PI, Leonardo Carvalho.

Para o presidente da CDT, Elmano Lacerda, é essencial que se discuta a efetivação da lei na prática e no cotidiano, vislumbrando os desafios e reconhecendo os pontos que já estão em funcionamento. “O Simpósio de Direito do Trabalho da OAB é o maior evento na área trabalhista do Estado e traz painéis relevantes no cenário atual para analisar as alterações da reforma na prática”, ponderou.

Após a solenidade de abertura, a palestra magna do simpósio teve como objetivo o seguinte questionamento: “Terceirização: precarização ou solução?”, apresentando novas perspectivas jurídicas, econômicas e sociais com o Dr. Ednaldo Rodrigo Brito da Silva, procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho.

Em seguida, os participantes contaram com mais seis painéis com temas específicos trazidas pela Reforma, como as alterações processuais e a flexibilização das relações de trabalho. A programação do IV Simpósio continua neste sábado (19) durante a manhã com novas palestras e certificará os participantes com carga horária de 20 horas/aula.