OAB-PI recebe visita dos representantes do Projeto Rondon

Data e Hora: 15/05/2018 18:05:12

Fortalecer parcerias em prol de ações voltadas para a sociedade é uma das principais missões institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Para celebrar mais uma aproximação institucional, representantes do Projeto Rondon visitaram a Sede da Seccional e se reuniram com o presidente Chico Lucas, que elogiou a iniciativa.

“A Ordem se coloca à disposição para estreitar os laços com o Ministério da Fazenda, entendo a importância do Projeto Rondon para nosso Estado. A nossa Casa estará sempre de portas abertas para ações conjuntas que visem o desenvolvimento do Piauí”, declarou o presidente Chico Lucas.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

A ação foi lançada nesta terça (15), no Palácio de Karnak. Na ocasião, o Ministério da Defesa, Governo do Estado do Piauí e Municípios celebraram a parceria, que viabilizou a Operação Parnaíba. Ela iniciará em 2019 e contemplará mais de 10 municípios do Estado uma parceria Governo do Estado do Piauí e Municípios, terá como centro regional a cidade de Teresina.

Estudantes e professores irão integrar o projeto, por meio de ações conjuntas. Cada município receberá por 12 dias dois grupos com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por: Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e; Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon em 2008, com as Operações Grão-Pará e Inverno, em 2011 com a Operação Zabelê e em 2014 com a Operação Velho Monge. A Universidade Federal do Piauí já participou uma vez da Operação Centro-Norte/Goiás (municípios de Goiás) no ano de 2009.

Estiveram visitando a sede da OAB-PI o gerente do Projeto Rondon, Coronel Hidenobu Yatabe; o coordenador Regional da Operação Parnaíba, Tenente Coronel Alexandre Camillo e o coordenador Adjunto da Operação Parnaíba, Capitão de Fragata José Antônio. O presidente da Diretoria Executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB-PI, Gustavo Orsano também acompanhou a visita.