Conselheiros do TED são homenageados durante solenidade de 86 anos da Seccional

Data e Hora: 26/04/2018 15:04:44

Em comemoração aos 86 anos da OAB-PI, os membros do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB foram homenageados por suas atuações frente ao TED, zelando pelo bom nome da advocacia piauiense e pugnando pelo cumprimento do Estatuto da Advocacia e do Código de Ética e Disciplina da Instituição. A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (25), no Auditório da Instituição.

Abrindo a solenidade festiva, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, parabenizou os integrantes do Tribunal, em especial os relatores que fizeram parte da história do TED.

“Guardar a ética profissional significa julgar os seus pares, os seus colegas. Nós desempenhamos um trabalho honorífico, mas que tem o reconhecimento social, pois nos engajamos nas causas da sociedade e da advocacia. O Tribunal de Ética tem um trabalho que é muito sério, mas que nem sempre tem esse reconhecimento, já que é um trabalho interno, sigiloso e que algumas vezes é incompreendido por alguns colegas. Por exercerem um trabalho tão árduo e difícil é que hoje estamos homenageando os membros do TED. Parabéns a todos vocês, que são um sistema de defesa e que nos preservam de maus profissionais e que fazem da nossa casa um Instituição tão importante”, proferiu o presidente Chico Lucas em seu discurso.

Em seguida, o primeiro presidente do TED, Palha Dias, agradeceu a homenagem e relembrou a história do Tribunal e de suas missões perante à advocacia piauiense. “Tive a honra de participar do processo de criação do Tribunal de Ética, sendo o seu primeiro presidente, por seguidos e ininterruptos 12 anos. Dediquei boa parte da minha vida, que só aprendi e cresci profissionalmente, em virtude de tratar a ética profissional do advogado como parte importante da minha vida. É de extrema importância ressaltar ainda que surgiu naquela época a ideia de um maior e melhor equilíbrio entre as atividades”, relatou.

“O trabalho no Tribunal de Ética é extremamente árduo e delicado, onde temos o dever de fiscalizar os profissionais. Os advogados são controlados por seus atos, que eventualmente possam ter repercussões negativas perante o Código de Ética, o Estatuto da Advocacia, o Regulamento Geral e alguns provimentos do Conselho Federal da OAB. Para isso, é necessário ter calma, tranquilidade, paciência, sobretudo que os colegas advogados e advogadas estejam garantidos nos seus direitos de ampla defesa no devido processo legal até o julgamento do Tribunal de Ética. Esse também é um trabalho que engrandece e enobrece a advocacia.”, finalizou o atual presidente do TED, Hamilton Ayres, ressaltando a missão institucional.

Confira abaixo a lista com os nomes dos homenageados:

HAMILTON AYRES MENDES LIMA JÚNIOR – Presidente do TED da OAB-PI

MILTON GUSTAVO VASCONCELOS BARBOSA – Vice-Presidente do TED da OAB-PI

ALESSANDRO DOS SANTOS LOPES - Secretário Geral do TED da OAB-PI

JAILTON LAVRADOR PIRES DE OLIVEIRA - Secretário Adjunto do TED da OAB-PI

FRANCISCO DE SALES E SILVA PALHA DIAS - Presidente do TED da OAB-PI 1995/2006

EUSÉBIO DE TARSO VIEIRA SOUZA DE HOLANDA   - Presidente do TED da OAB-PI 2013/2015

AFONSO TELES COUTINHO - Presidente do TED da OAB-PI 2007/ 2012

ERASMO LIMA BEZERRA – Decano do TED da OAB-PI