OAB presta atendimento à população em São João do Piauí

Data e Hora: 09/04/2018 14:04:14

Como parceiras do evento, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, e a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) participaram do 1º Workshop do Câncer de Colo do Útero e HPV, realizado no município de São João do Piauí, no último sábado (7) e domingo (8). O encontro teve como objetivo alertar para a prevenção e tratamento do câncer e ocorreu no Centro Catequético Mãe Maria, localizado na Praça Honório Santos.

O evento faz parte das ações da Associação em Educação e Saúde da Mama Jesuína Estrela (Amajes). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019 sejam diagnosticados 16.370 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.

Para a presidente da Comissão de Promoção da Cidadania (CPC), Nailma Freitas, a ação foi essencial para levar conhecimento e atendimento à população da região. “Infelizmente, existe uma carência de profissionais da saúde, mais especificamente de ginecologistas na região. Muitas mulheres deixam de fazer o tratamento e passam por complicações, chegando, em casos extremos, a óbito”, lamentou.

Na oportunidade, os advogados e advogadas presentes prestaram assistência jurídica à população, esclarecendo dúvidas sobre os direitos dos pacientes com câncer, seja de mama ou de útero, além de outros atendimentos. “É muito gratificante conhecer a realidade e poder contribuir para modificá-la, percebemos a organização e entusiasmo da sociedade civil, profissionais e demais envolvidos com a proposta do evento”, afirmou Nailma.

A atuação da OAB-PI no evento se deu através das Comissões da Mulher Advogada, Promoção da Cidadania, Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Direito da Saúde. “Muitos pacientes acometidos pelo câncer não sabem que têm os direitos específicos daquela doença. Preocupada com a realidade, a OAB foi parceira do evento e deu toda a orientação jurídica pertinente à situação. Além disso, foram prestadas orientações nas áreas de direito tributário, de família dentre outras”, explicou a advogada Orlandina Lima, integrante da Comissão de Direito da Saúde da Ordem.

O presidente da CAAPI, Rafael Orsano, ficou muito satisfeito com a realização do evento. “Foram mais de 500 pessoas entre profissionais da área de saúde e população em geral que puderam ter mais esclarecimentos sobre essa doença. E isso acaba se multiplicando. Essa é uma contribuição para a sociedade, inclusive a CAAPI continua com a arrecadação de cabelos humanos durante todo o mês de abril, com o corte gratuito no Salão, para que sejam feitas perucas para pacientes em tratamento do câncer”, comentou.

Durante o workshop foram tratados temas como a importância de conhecer a rede local de atendimento e como ter acesso aos serviços, os direitos das pessoas com câncer, vacinação contra o HPV, dentre outros.